Comitê Gestor do 3C projeta ampliar atuação comercial em 2026

Por ACI: 26/11/2025

O Comitê Gestor do 3C definiu, na reunião realizada ontem, dia 25, no Espaço Conexão da ACI, os rumos estratégicos para 2026. Conduzido pelo Coordenador do Comitê Gestor do 3C, Vanderson Jaeger (Ramarim), o encontro apontou para a intensificação da atuação comercial do 3C no próximo ano, com foco em ampliar a divulgação da ferramenta e explorar ainda mais seu potencial econômico.

Criado para consolidar informações de inteligência comercial e gestão de crédito, o 3C — Cadastro do Comércio de Calçados reúne dados de mais de 60 mil lojas em todo o país, sendo 40 mil ativas. Em sua atualização recente, ganhou uma interface mais dinâmica e novas funcionalidades, incluindo indicadores de consumo e renda por cidade, apoio fundamental para decisões estratégicas do setor.

Durante a reunião, o vice-presidente do Comitê da Indústria da ACI, Cesar Ramos (BMP Proar), reforçou a importância do apoio ao projeto ao convocar Enorê Antônio Bondan Filho (Himaco) a manter seu engajamento. Enorê, que assumirá a vice-presidência do Comitê da Indústria para o biênio 2026/2027, participou do encontro e se mostrou favorável a ideia.

A gerente de relacionamento da ACI, Maria Lúcia Chaves de Almeida, apresentou números que evidenciam a relevância do 3C. Até outubro, foram registradas mais de 42 mil consultas, e a movimentação financeira superou R$ 8,24 bilhões, já ultrapassando o total de 2024. Nos últimos 12 meses, a plataforma importou mais de 8,31 milhões de títulos.

Também foi feito um balanço das ações do comitê no biênio que se encerra, que incluiu visitas de relacionamento, captação de depoimentos de usuários e parceiros, e ampla divulgação da ferramenta em eventos e feiras do setor.

O novo gerente comercial da ACI, Vubio Dalla Vechia, apresentou propostas para reforçar a viabilidade comercial sistema. Já o diretor da ACI, Fauston Saraiva, destacou iniciativas da entidade para apoiar o empresariado, especialmente na mitigação dos impactos da tarifaço e no suporte a temas sensíveis, como as normas NR 12 e NR 01 e a reforma tributária.

Ao tratar justamente da reforma tributária, o Coordenador do Comitê Gestor do 3C, Vanderson Jaeger, chamou atenção para um ponto pouco debatido. “Há muitos eventos focados na parte tributária, mas o aspecto financeiro não está recebendo a mesma atenção”, alertou. O comitê decidiu elaborar um conjunto de questionamentos da área e encaminhá-los ao grupo de trabalho do Comitê Jurídico da ACI, responsável por acompanhar o tema.

Receba
Novidades