Câmaras auxiliam empresas a realizar negócios com China e outros países

Por ACI: 12/08/2025

Luísa Hadres, agente de negócios da Câmara Chinesa de Comércio do Brasil (CCCB) e da Câmara Internacional de Negócios (CIN), foi a convidada da reunião mensal do Comitê de Internacionalização da ACI nesta terça-feira, 12, coordenada pela vice-presidente Sheila Bonne.

A CCCB como objetivo principal fomentar o estreitamento dos laços comerciais entre Brasil e China e contribuir para a geração de negócios entre empresas brasileiras e chinesas. Já a CIN atua para promoção de negócios, além da China, também em outros países, como Rússia, México e Moçambique.

Luísa, que é natural de Novo Hamburgo e está a trabalho no Brasil, disse que a CCCB mantém escritórios em Belo Horizonte/MG e São Paulo/SP e conta com uma equipe especializada de profissionais, no Brasil e na China, para atender às mais variadas demandas das empresas associadas, às quais ajuda a superar as barreiras culturais existentes na relação Brasil-China e recomenda soluções estratégicas para facilitar a concretização de negócios e a geração de resultados.

“Desenvolvemos uma prestação de serviços personalizada para atender às necessidades de nossos associados”, explicou. Conforme Luísa, o trabalho consiste em facilitar as operações logísticas de empresas que querem principalmente importar da China, mas as exportações ao país também são um caminho possível.

Para isso, CCCB e CIN dispõe de uma rede internacional de parceiros e promove missões a feiras na China, como à Canton Fair, a maior feira multissetorial do mundo, realizada em Guangzhou. O evento acontece duas vezes por ano, em abril e outubro, e é dividido em três fases, cada uma focada em diferentes setores. A feira atrai milhares de compradores e expositores de todo o mundo, oferecendo uma oportunidade de contato direto com fabricantes, acesso a produtos exclusivos e insights sobre tendências do mercado global. 

Dinner Talking

Na reunião mensal, também foi analisado o desempenho na 20ª edição do Dinner Talking, realizado no dia 16 de julho, com palestra de Cleomar Prunzel, vice-presidente de administração e finanças, que apresentou o processo de internacionalização da Stihl. Os 55 participantes atribuíram nota geral 9,5 ao evento. A próxima edição, prevista para 17 de setembro, das 18h15min às 21h, apresentará a bem-sucedida atuação internacional da Conservas Oderich S.A., de São Sebastião do Caí. A palestra Mais de 100 anos de Comércio Exterior será apresentada por Tales Carrard Ledur, gerente de exportação da empresa.

 

Receba
Novidades