ACI esteve presente ao lançamento da Federação AGV, em Porto Alegre

Por ACI: 15/03/2024

A ACI participou do lançamento da Federação das Associações Gaúchas do Varejo (Federação AGV), nesta quinta-feira, 14, em cerimônia realizada na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. A gerente comercial, Marjorie Schmidt, e a atendente comercial Alessandra Pacheco Alves representaram a ACI.

Fruto da evolução da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), a Federação AGV já conta com mais de 160 entidades setoriais gaúchas, pertencentes à rede de entidades parceiras da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDLPOA), com cobertura de aproximadamente 300 municípios e mais de 30,7 mil CNPJs, representando 85% do PIB estadual.

O presidente da Federação AGV, Vilson Noer, que foi fundador da AGV, presidente por diversas gestões e é conselheiro da CDL POA, destacou que a necessidade de uma entidade com maior capacidade de atuação foi impulsionada pelas demandas do mercado. “A gente vem acompanhando o mercado, que é certeiro. A AGV começou a sentir a necessidade de se transformar em uma federação para poder ter mais abrangência regional e nacional, inclusive, e, através do apoio da CDL de Porto Alegre, que é a gestora do Serviço de Defesa e Proteção do Crédito do Estado, nós temos um apoio extremamente importante para que isso possa ser realizado”, disse.

Conforme Noer, há uma sinergia para enfrentar os desafios do setor, incluindo a promoção do associativismo e a adaptação às transformações tecnológicas que impactam o varejo digital e físico, além de considerar as mudanças nas preferências de consumo das novas gerações. Também destacou o compromisso da Federação com ações políticas, tanto propositivas quanto defensivas, com ênfase na questão tributária. "Não somos contra impostos. Somos contra o aumento de impostos. Essa é uma bandeira que defendemos firmemente", enfatizou.

Por sua vez, o presidente da CDL POA, Irio Piva, enfatizou que a chancela da Federação AGV visa fortalecer a representatividade e defesa das entidades associadas, oferecendo uma conexão institucional e política sem competir com outras federações