ACI celebra 105 anos fazendo reflexão sobre o futuro e apostando na inovação
O filósofo Luiz Felipe Pondé levou o grande público do Teatro Feevale à reflexão ao abordar os desafios que a sociedade enfrentará no futuro — muitos dos quais já se manifestam no presente. Ele foi o palestrante principal do evento de celebração dos 105 anos da ACI — Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti, realizado na noite de ontem, dia 21.
Temas como o avanço da aplicação da inteligência artificial na ciência e na saúde; o poder das mídias sociais como ferramenta incomparável de comunicação; a crise climática — e suas várias implicações nas sociedades e nas nações —; além da queda acentuada da taxa de natalidade em paralelo ao envelhecimento da população mundial, foram abordados por Pondé.
Ele alertou, ainda, para o perigo do uso inadequado da IA para fins não legítimos e fez um breve apanhado histórico sobre a presença da inovação ao longo da trajetória humana. “Mesmo que com outros nomes, a inovação acompanha o homem, principalmente na esfera tecnológica”, enfatizou.
Diplomação e lançamento de livro
Além da palestra de Pondé, o evento dos 105 anos da ACI foi marcado pela diplomação da nova diretoria para o biênio 2026/2027 e pelo lançamento do livro Inspire-se e Inove: 10 Marcos de Inovação que Moldaram a Região — Da Indústria Proibida à Inteligência Artificial.
Em seu pronunciamento, o presidente reeleito Robinson Klein enfatizou o trabalho desenvolvido pelos mais de 300 voluntários que se dedicam à entidade. “Sabemos que é uma equipe preparada para superar os desafios que serão propostos”, ressaltou, referindo-se à nova diretoria. Veja aqui o discurso na íntegra
Sobre o livro, o presidente da ACI lembrou que a obra reflete a filosofia da gestão, que é impulsionar a cultura da inovação, uma vez que elenca dez dos principais marcos que construíram a história do Vale do Sinos e tiveram impacto no Estado, no Brasil e até no mundo.
Na abertura da cerimônia dos 105 anos, prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, destacou a importância da ACI para o desenvolvimento da região. "Vida longa à entidade, que é uma das maiores do Estado e que certamente ajudará a construirmos uma nova cidade", ressaltou.
Patrocínio máster: Sicredi Pioneira, Estação Sapatão, Cigam Software de Gestão Empresarial, Lauffer Advocacia e Assessoria Empresarial, Unimed Vale do Sinos e One Telecom
Patrocínio: Columbus Logística Internacional, Exatus Contabilidade, Prontomed Segurança e Medicina Ocupacional, Protector Sistemas de Segurança, Escape Doctor Clin e Izabela Lehn Consultora em LGPD para empresas
Apoio máster: Universidade Feevale
Apoio: Box Print Embalagens e Displays, Cooperativa Viacredi Alto Vale, Conexo Logistics, Sicoob MaxiCrédito, Buffon e Furlan Advogados Associados, Visa Eventos e Ftec Faculdades
Mídia Partners: A Gazeta CB, União FM e Vale TV