ACI articula saídas para exportadores receberem da Argentina

Por ACI: 04/08/2022

Nesta quarta-feira, a ACI reuniu-se com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para tratar de um tema sensível aos empresários que possuem negócios com a Argentina. O país vizinho enfrenta uma de suas maiores crises econômicas e possui enormes dificuldades para pagar suas obrigações, ante uma escassez de dólares.

A reunião serviu para iniciar as discussões para promover e fomentar outras formas de pagamento e recebimento de créditos do Comércio Exterior, como o Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML), implantado no âmbito do Mercosul, como forma de tentar minimizar os efeitos de uma verdadeira moratória realizada pelo país vizinho. Em julho, o governo vizinho, por meio de seu Banco Central, estabeleceu um prazo de 180 dias para o pagamento de exportações.

Como definições, os presentes ao encontro buscarão entidades empresariais dos dois países para encontrar formas de não inviabilizar o comércio bilateral.

Nas palavras do diretor Leandro Cezimbra, “não há como ser forte com o vizinho enfraquecido. Temos que nos unir para ajudar nossos irmãos argentinos a sair desta situação e promover o desenvolvimento regional por meio do comércio exterior.”