Webinar Contadores reuniu três vice-presidentes da ACI

Por ACI: 22/06/2020

Novo Hamburgo/RS – “Projetando o balanço de amanhã: experiências e perspectivas dos profissionais em nossa região”. O assunto foi tema do Webinar Contadores, que a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha realizou na manhã de sexta-feira (19). Os debatedores foram o contador Leandro Kolling, sócio da KSA Soluções Contábeis Empresariais e vice-presidente da Regional ACI Estância Velha, e Rogério Schmökel, diretor da Schmökel Organizações Contábeis e vice-presidente da Regional ACI Campo Bom, tendo como mediador o contador Daniel Antônio Campos, sócio da Campal Serviços Contábeis, delegado CRC de Novo Hamburgo e vice-presidente de Serviços da ACI.

Daniel Campos fez um relato sobre o setor de serviços na região, ressaltando que 60% dos associados da ACI são deste segmento. E destes, 20% são contadores. “É uma representatividade muito positiva da classe. O empresário da área está na vanguarda e engajado. E o mais interessante é que tenho o olhar de que não somos concorrentes, somos colegas de profissão e, cada vez mais, trocamos ideias e apontamos sugestões uns aos outros”, ressaltou o mediador.

Há 10 anos no mercado, Leandro Kolling atende empresas dos mais diversos ramos em Estância Velha. “Atuamos na linha de frente dos clientes, principalmente no momento que estamos passando. Precisamos fazer algo a mais pelo cliente e pela sociedade, pois somos um escritório e uma profissão em constante evolução”, analisou ele. “Conseguimos equalizar com plataformas remotas, com bons servidores, propiciando o home-office. Criamos grupos de estudos para analisar as Medidas Provisórias que foram sendo divulgadas e estamos procurando ser parceiros de nossos clientes. O setor de Recursos Humanos e as questões tributárias, certamente, foram as que mais demandaram neste período, além da dificuldade de caixa de algumas empresas. Os contadores precisaram auxiliar bastante, em um rápido planejamento”, contou.

Rogério Schmökel atua o dobro do tempo de Kolling, há 20 anos, em Campo Bom. E o pensamento se assemelha. “Estes últimos três meses foi um período de caos, com muitas mudanças, e os contadores se atualizando todos os dias, buscando alternativas. Este é um momento de oportunidades, tanto para os clientes quanto para os contadores”, observou. “Todos nós fomos pegos de surpresa e cada empresário buscou uma ação mais assertiva para o momento. No nosso caso, já tínhamos iniciado mudanças para plataformas digitais, e fomos agilizando ainda mais, para atender a todos. Alguns colaboradores estão trabalhando home-office. É um dia de cada vez", ensinou ele, ao projetar o balanço do amanhã.

O patrocínio do Webinar Contadores foi da Guarda Brasil.

De Zotti Comunicações
Em 22/06/2020