Sistema de informações 3C completa 50 anos em 2021

Por ACI: 01/02/2021

O Cadastro do Comércio de Calçados (3C), ligado à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, completa 50 anos voltados ao fornecimento de informações para análise de crédito dos lojistas de calçados.

O sistema é acessado exclusivamente por indústrias, que fornecem informações creditícias sobre lojistas de calçados de todo o Brasil, e conta com mais de 52 mil CNPJ´s cadastrados.

Criado em 1971 e operacionalizado desde então pela ACI, o serviço é exclusivo para indústrias de calçados e evolui juntamente com as necessidades das empresas usuárias e as novas tecnologias, proporcionando informações seguras para aprovação de crédito e planejamento de vendas.

“O acesso às consultas de clientes é ilimitado. O abastecimento de informações é facilitado e são feitas atualizações diárias. O sistema é monitorado exclusivamente pela ACI e administrado pelo comitê gestor, composto por usuários ligados aos principais fabricantes de calçados do Brasil”, afirma Frederico Wirth, coordenador do comitê gestor, destacando que o sistema está disponível para outras empresas interessadas em alimentá-lo e utilizar suas informações.

Informações disponibilizadas

- Endividamento atual e futuro do lojista
- Evolução de pagamentos dos últimos 5 anos
- Títulos protestados
- Dados cadastrais de cada lojista, como data de fundação, endereço e cidade
- Informações mercadológicas de todas as cidades brasileiras
- Perfil dos consumidores de calçados de todo o Brasil, por cidade
- Pesquisa do potencial de consumo mensal em todo o território nacional, por cidade

Dados sobre cidades brasileiras

Além de disponibilizar informações individuais sobre os 52 mil CNPJ´s cadastrados de todo o Brasil, o 3C também contém dados geográficos, socioeconômicos e de consumo de calçados de 5.577 cidades brasileiras, tais como localização (micro e mesorregião), distância da capital do estado, população total e número de lojas de calçados, entre outras, que auxiliam as áreas de marketing e vendas das empresas usuárias na definição de planos comerciais assertivos.

A população é segmentada em urbana e rural, por faixa etária, renda, sexo e classe social, com os seus respectivos números de habitantes e percentuais de representatividade, com base em dados fornecidos pelo IBGE e pelo Ibope, entre outras fontes. O elenco de informações das cidades brasileiras é de uso exclusivo dos usuários do Sistema 3C.

A ferramenta apresenta o consumo projetado de calçados para o ano nos segmentos de tênis, sandálias, feminino, masculino e de chinelos, tanto adultos quanto infantis. Além disso, indica o valor mensal gerado pelo mercado consumidor local e seu percentual de participação no ano, servindo de base à definição de metas de vendas para todo o ano ou específicas para cada mês, de acordo com as datas promocionais, por exemplo.