51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Institucional

Fundação Semear

Fundação Fundamental Institucional ACI

A Fundação Semear é uma organização comunitária sem fins lucrativos que há 20 anos atua na promoção do desenvolvimento social no Rio Grande do Sul, fortalecendo a atuação em rede e atendendo demandas sociais locais.

A Instituição foi criada em 17 de outubro de 1996, por iniciativa de um grupo de 33 empresas e empresários da região do Vale do Sinos e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), com o objetivo de unir e potencializar esforços no apoio à programas e projetos sociais relevantes para a região.

A Fundação Semear desenvolve a implementação de programas que atendem diretamente as demandas das comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social, visando a transformação dessa realidade, por meio de uma gestão de ações para minimizar a injustiça social. Realiza a qualificação e capacitação dos programas sociais, de iniciativa própria, de empresas e de organizações da sociedade civil, atuando no campo de desenvolvimento social para a consolidação da cidadania.

Um dos focos da Fundação Semear, a Transformação Social objetiva identificar e propor ações eficazes, em uma ação conjunta com a comunidade, mobilizando e potencializando as iniciativas e recursos locais, a fim de promover a cidadania e o desenvolvimento comunitário.

Programas e projetos desenvolvidos nesta área:

Centro de Vivência Redentora, Projeto Vencer, Programa de Geração de Trabalho e renda para mulheres em situação social vulnerável.

A Assistência Social propõe estratégias inovadoras de assistência às organizações que compõem o Terceiro Setor no Rio Grande do Sul. Para isso, fortalece as redes sociais, desenvolve tecnologias de cooperação entre as organizações sociais, apóia e viabiliza projetos em parceria com a iniciativa privada por meio do investimento social.

Banco de Investimento Social (BIS), Balcão de Doações, Balcão de Projetos, Conexão Semear, Programa Padrinho Legal e Programa Troca de Carinho.

A Promoção da Responsabilidade Social visa sensibilizar, reconhecer e mobilizar a sociedade para a prática da responsabilidade social.

A Fundação Semear entende que o aprimoramento da gestão social é necessário para a eficácia das ações empreendidas por organizações do Terceiro Setor e de empresas.
O serviço de consultoria é realizado para as empresas mantenedoras e instituições cadastradas junto a Semear e visam a implementação de programas de gestão social corporativa e apoio a gestores das ONGs.

Para mais informações da
Fundação Semear:

Clique e acesse o site