Governança Corporativa foi o assunto no Prato Principal da ACI

Por ACI: 30/10/2014

Novo Hamburgo/RS – A presidente do Conselho de Administração do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Sandra Guerra, foi a palestrante do Prato Principal promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na quinta-feira (30). Abordando o tema “Governança Corporativa que Cria Valor: um Processo em Evolução”, ela explanou sobre os princípios e práticas da boa governança, que podem ser aplicados em todo tipo de organização, independente do porte. "As práticas da governança visam criar um ambiente que reduz incertezas e possíveis conflitos", relatou.

A presidente do IBGC também destacou pontos como a integração de governança, estratégia e sustentabilidade, além da importância do Relato Integrado (social, financeiro, sustentabilidade e recursos naturais). A governança corporativa resume-se no sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, diretoria e órgãos de controle.

Segundo Sandra Guerra, a região Sul representa 30% das 250 micro e pequenas empresas que mais crescem no país, e as empresas de controle familiar totalizam um equivalente a 73% destas 250 PMEs. "As práticas convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, contribuindo para a sua longevidade", sintetizou a palestrante.

Mas por que a Governança Corporativa Cria Valor? De acordo com a palestrante, há pontos fundamentais que se destacam, como a profissionalização da família e da propriedade, conciliando o crescimento familiar com o crescimento da rentabilidade da empresa, além de educar os herdeiros para o papel de acionistas que devem agregar valor ao capital, criando um ambiente de confiança.

CONVÊNIO - Em agosto, a ACI assinou parceria com o IBGC, que tem sede em São Paulo e que atua regionalmente por meio dos chamados Capítulos Regionais, objetivando fomentar a prática da governança. O convênio é inédito com entidades do interior do Estado do RS e foi uma iniciativa do Comitê de Jovens Empreendedores da ACI. A partir do convênio, três eventos estão agendados para ocorrer até o final de 2015.

O primeiro deles será um Workshop na ACI, dia 4 de dezembro, que deverá tratar sobre o importante papel dos herdeiros e sucessores nas empresas familiares. No próximo ano, os encontros vão acontecer em junho, sobre o tema "O Conselho de Administração na Prática" e em novembro, abordando "A contribuição da Governança Corporativa para o Desenvolvimento das empresas".

O patrocínio do Prato Principal foi de Protector - Serviços de Segurança e Sicredi - Gente que Coopera Cresce, com apoio de Exatus Serviços Contábeis e colaboração de Cavian Arts Promocionais, Stratosom Sonorizações e Sucos Petry.

Clique aqui para acessar a palestra.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Foto: Fábio Winter & Lu Freitas