Empresário Martinho Fleck participa da reunião do Comitê de Jovens Empreendedores

Por ACI: 05/10/2020

O empresário Martinho Fleck, presidente do Grupo Fleckstan, foi o convidado da reunião online do Comitê de Jovens Empreendedores da ACI-NH/CB/EV nesta segunda-feira, 5 de outubro, comandada por Mayara Roldo, durante a qual apresentou sua trajetória profissional.

Hoje com 65 anos, Martinho começou a trabalhar em janeiro de 1970, na empresa do pai, Plínio Fleck. Em 1978, juntamente com ele, fundou a Boxflex Componentes para Calçados, cujo controle acionário adquiriu em 1997. O grupo reúne também a Hamburgo Village Empreendimentos Imobiliários, aberta em 2000, a Pollibox Adesivos (criada em 2005), uma operação de distribuição de componentes para calçados no México (desde 2014) e a Texstan, fábrica de máscaras que começou a operar em abril deste ano.

Reunidas na holding Fleckstan Empreendimentos Imobiliários, com sede em Novo Hamburgo, as empresas têm como pilares os aspectos econômico, social e ecológico. “Nenhum desses pilares faz sentido se estiver desconectado dos outros”, afirma, destacando que a interseção dos mesmos resulta em fatores igualmente importantes aos negócios, como equitativo, viável, sustentável e suportável.

Atualmente, 50% da matéria-prima utilizada pela Boxflex e pela Pollibox se transformam em produtos, inclusive os resíduos gerados pelos clientes, que são selecionados e reutilizados na produção. Outros 50%, em breve, serão transformados em biomassa e energia. “Até 2023, queremos ser uma empresa do sistema zero", afirma.

As empresas também buscam ser competitivas para reduzir custos aos clientes, desenvolvem uma política de alianças estratégicas para atualização tecnológica, incentivam a gestão participativa nas relações de trabalho e buscam assegurar a satisfação de acionistas através da remuneração do capital.

A Texstan é a caçula do grupo. Foi montada em apenas 45 dias e começou a produzir máscaras em 15 de abril, atendendo a uma oportunidade de mercado gerada pela pandemia de Covid-19. Para tornar a unidade possível, a empresa fez uma joint venture com a importadora de máquinas Impex e trouxe da China equipamentos e matéria-prima em seis aviões cargueiros. “Deslocamos para o projeto 60 colaboradores da Boxflex e fizemos uma verdadeira operação de guerra, tendo à frente o diretor comercial Gustavo Fleck”, afirma Martinho Fleck.

A unidade produz atualmente cerca de 120 mil máscaras ao dia certificadas pela Anvisa e genuinamente nacionais. Iniciou produzindo caixas com 50 unidades e recentemente lançou uma embalagem com dez peças. Em breve, colocará no mercado uma linha de máscara para uso em blocos cirúrgicos e a linha industrial N-95.

Além de seu caráter tecnológico, as empresas do Grupo Fleckstan se destacam por projetos de desenvolvimento e crescimento de pessoas, em todos os níveis. Este ano, desenvolvem um projeto de trainee com cerca de 15 participantes e, na área de gestão, utiizam um sistema de gestão que lhes permite ter indicadores de desempenho de todas as suas áreas.

Além de comandar suas empresas, Martinho Fleck é um empresário que, ao longo de sua trajetória, sempre teve atuação em entidades empresariais, como o IBTeC, do qual foi presidente por vários anos, a Associação Industrial, Comercial e de Serviços de Novo Hamburgo, onde ocupou uma das vice-presidências, e o Hospital Lauro Reus, em Campo Bom. “O conhecimento se processa através de troca”, acrescenta Martinho. Segundo ele, todo relacionamento, seja profissional ou social, resulta em aprendizado e benefícios. “Nestas oportunidades, ensinamos e aprendemos. Recebemos novas ideias e colaboramos com os outros”, finaliza.

GBM Comunicação / 05.10.2020