Diretor da Câmara Texana no Brasil apresenta oportunidades de negócios com Estado do Texas

Por ACI: 11/06/2021

A reunião mensal on-line do Comitê da Indústria nesta sexta-feira, 11, contou com a participação de Paulo Lino, diretor da Câmara Texana de Comércio no Brasil, que falou das possibilidades de negócios entre empresas gaúchas – especialmente calçadistas – com o Estado do Texas, nos Estados Unidos.

Com sede no Rio de Janeiro, a Texas Chamber no Brasil tem como objetivos promover a interação da indústria e do comércio, fomentar a integração de universidades e centros de pesquisas e realizar intercâmbios e eventos de capacitação profissional.

O Texas possui 2,5 vezes a extensão territorial do Rio Grande do Sul, 30 milhões de habitantes e PIB de US$ 1,7 trilhão, maior do que o do Brasil. Além disso, tem muitas similaridades históricas e culturais com o Rio Grande do Sul, tendo sido, por exemplo, também colonizado por alemães, que lá chegaram em 1835. Antes dependente dos setores de óleo e gás, tem atualmente uma economia diversificada, podendo ser uma entrada na maior economia mundial.

Em um movimento recente, as forças armadas e grandes empresas norte-americanas estão migrando para a cidade de Austin, dando origem a um polo de tecnologia denominado de Silicon Austin.

O governo local também incentiva a formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs), envolvendo especialmente pequenas e médias empresas, para geração de riqueza, empregos, impostos e qualidade de vida, além de parcerias entre cidades de outros países com simetrias econômicas e culturais.

Para a indústria calçadista brasileira, o Texas é um mercado atraente para calçados de maior valor agregado. O mercado local, assim como os demais estados norte-americanos, é dominado pela China, mas há interesse de autoridades e importadores em diminuir esta dependência. “Não há como competir em volume e preço com os chineses, mas os empresários gaúchos podem ganhar mercado com os atributos de qualidade que caracterizam o calçado que produzem”, afirma Paulo Lino, natural de São Leopoldo e atualmente residindo em Gramado.

Encontro em Gramado em julho

Uma das primeiras ações da Texas Chamber visando incentivar o intercâmbio profissional e de negócios de empresas gaúchas com o Texas é um encontro em Gramado, nos dias 9, 10 e 11 de julho. Cerca de 150 empresários, entre eles dirigentes de grandes empresas gaúchas, como Gerdau e Tramontina, estarão presentes para conhecer as potencialidades do mercado texano e participar de painéis de acordo as suas áreas de interesse. O evento também terá participação on-line de empresários e outros profissionais. Inscreva-se aqui

Postado por GBM Comunicação em 11.06.2021