ACI participa do lançamento pela Prefeitura e parceiros da RedeSimples em Novo Hamburgo

Por ACI: 18/10/2017

Ação visa a desburocratização na abertura de novas empresas no município

Novo Hamburgo/RS - Abrir empresas em Novo Hamburgo ficará mais fácil, mais rápido e menos burocrático. Para isso, foi lançada, na tarde de terça-feira (17), na Prefeitura Municipal, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro da Legalização de Empresas e Negócios, a RedeSimples.

Na presença de secretários, diretores e representantes do governo do Estado, entidades ligadas à indústria e ao comércio, e do Sebrae/RS, a prefeita Fátima Daudt destacou a importância desse momento que reflete o compromisso assumido para alavancar o desenvolvimento econômico da cidade. “Sentíamos necessidade de resolver este problema, que era um entrave para o desenvolvimento”, afirmou a prefeita, ressaltando a importância das parcerias com entidades como Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) e Sindilojas. A RedeSimples é resultado de uma parceria da Prefeitura de Novo Hamburgo com o Sebrae/RS e com a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS).

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, falou da recuperação da credibilidade e dos relacionamentos junto a organismos internacionais, como o BID, que têm proporcionado muitas ações da administração no que se refere ao aquecimento da economia local. Agradecendo o empenho de sua equipe de trabalho, destacou a RedeSimples como o comprometimento com a realidade da visão de gestão implantada pela atual administração. “Estamos recuperando relacionamentos e vivemos momentos exponenciais como esse que é o primeiro passo para a caminhada rumo à desburocratização do desenvolvimento econômico de Novo Hamburgo”, disse Paraskevi. Ela acrescentou, ainda, que não se trata de um trabalho individual, mas que envolve todas as secretarias em uma ação transversal, num esforço conjunto. “Queremos com essa ação não somente avançar, mas sermos pioneiros nos processos ligados ao aquecimento da economia”, completou a secretária.

Arrojo e combate à informalidade

O presidente da JucisRS, Paulo Kopschina classificou como arrojo a iniciativa que vai permitir a desburocratização na abertura de empresas na cidade e salientou o quanto as parcerias são fundamentais para a evolução social e econômica. Esse elo também foi apontado pelo diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, como o fio condutor para o estímulo ao empreendedorismo. “Cooperar, associar, complementar recursos e competências é o desafio que nos move, que nos coloca em ação. Por isso, o Sebrae/RS se orgulha de fazer parte dessa ação e agradecemos por estar aqui”, comentou Fialho. A RedeSimples, de acordo com o representante do Sebrae/RS, vai possibilitar, também o combate à informalidade. “Com os processos facilitados não há desculpas para informalidade”, complementou a prefeita Fátima.

Com experiência de quase duas décadas na intermediação de parcerias entre empresa e poder público, o diretor de Relações Internacionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI/NH), Marco Kirsch, comemorou esse importante passo. “Nossa história é marcada por movimentos pioneiros e temos certeza de que essa é mais uma parceria gloriosa”, salientou Kirsch.

Outra entidade representada no lançamento da RedeSimples em Novo Hamburgo, a CDL, também se posicionou com otimismo. “Acredito muito nessa ação. Como empresário, vejo possibilidade de crescimento no momento em que há a atração de pequenas e microempresas para nossa cidade”, afirmou o vice-presidente da CDL, Emerson dos Santos.

Para o diretor de Apoio à Micro e Pequena Empresa do RS, Fabrício Renner, o contexto atual de velocidade de informação exige ações como a Rede Simples que acompanhem as necessidades de quem deseja empreender.  “Não se pode admitir demora no poder público”, arrematou.

Fonte e fotos: Imprensa Prefeitura de Novo Hamburgo

De Zotti - Assessoria de Imprensa