ACI integrou a oitava reunião do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico do RS

Por ACI: 12/05/2020

Clique aqui e confira as declarações feitas pelas lideranças no 8º Fórum de Combate ao Colapso Econômico do RS

Novo Hamburgo/RS - O diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Marco Aurélio Kirsch, participou, na segunda-feira (11), da oitava reunião do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico do RS, promovido pela Assembleia Legislativa do RS. O evento, realizado por videoconferência, e coordenado pelo deputado Ernani Polo, reuniu parlamentares e empresários do Estado.

O presidente do Transforma RS, Daniel Randon, apresentou uma pesquisa realizada pelo hub colaborativo, que mostra o horizonte pós-crise Covid-19 no Rio Grande do Sul. Os cenários sugerem o surgimento de uma nova realidade, de novos posicionamentos dos setores produtivos e dos consumidores e a exigência de estratégias de Estado para enfrentar o panorama futuro. “O cenário atual do Estado, além das mudanças impostas pela crise gerada pela pandemia, também é fortemente afetado pela quebra da safra de grãos, em decorrência da estiagem, além da recessão nacional e crise fiscal que vivenciamos”, explicou Randon. De acordo com o material apresentado, a primeira fase vivenciada nesta crise é a emergência no setor da saúde. A segunda, a retomada da economia, com uma abertura controlada por protocolos. E a terceira, a recuperação dentro de uma nova realidade, configurando o maior desafio para os setores empresarial e público. “A nova realidade está situada dentro de um cenário de grande incerteza. Ela passa pelo papel do setor público, que é responsável pelas medidas emergenciais, adequação do Estado, reformas estruturantes, que induzam o surgimento de uma nova economia mais competitiva, inovadora e que gere oportunidades de negócios”, apontou.

"A ACI divide da mesma preocupação do Transforma RS, em torno de um planejamento para a retomada da economia pós pandemia frente uma insustentável estrutura de estatais e funcionalismo público desiguais para o orçamento público", complementou o diretor da ACI.

O estrategista João Satt, do Grupo G5, também apresentou estudo denominado “Uma alternativa estratégica para a retomada econômica do RS”. Segundo ele, o documento busca compreender o sentimento das pessoas, assim como o novo comportamento de compras. A partir desse cenário é que deverão ser definidas as novas estratégias competitivas. “É fundamental que as empresas retomem a relação de segurança com clientes e consumidores, que estão receosos ao contágio para religar a economia. Esses são os dois aspectos básicos para retomar o consumo.

CONFIRA A APRESENTAÇÃO DO ESTRATEGISTA JOÃO SATT

CONFIRA A APRESENTAÇÃO DO TRANSFORMA RS