Vender não é sobre produtos. É sobre pessoas, enfatiza especialista

Por ACI: 12/02/2025

Em palestra de abertura da primeira Rodada de Negócios da ACI em 2025, nesta quarta-feira, 12, no Espaço Conexão, em Novo Hamburgo, o especialista em vendas Rafael Rocha foi taxativo: “Vender não é sobre produtos. É sobre pessoas”, disse. A atividade foi coordenada pela vice-presidente de Serviços, Fabiana Bissolotti, e teve o patrocínio de Sicredi Pioneira.

Abordando o tema Como ser a melhor opção para seu cliente, Rocha – que já foi campeão de vendas e gerente comercial da Coca&Cola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina – enfatizou que venda é consequência de relacionamento e, antes de comprar, o cliente avalia dois pontos importantes: a empresa e o atendimento. Por isso, localização, fachada, vitrine, tradição e soluções da empresa devem receber cuidado especial, assim como a postura, a disposição, a comunicação e o sorriso do vendedor.

Conforme Rocha, venda precisa de ação, que combina com negociação, comunicação, superação e outras atitudes. Vender é acreditar, conhecer, dar atenção aos detalhes e aproveitar as oportunidades. É também compreender as necessidades das pessoas e transformar produtos e serviços em soluções.

“Nunca tente vender sem estabelecer uma conexão com o cliente”, indicou. O vendedor pode utilizar o relacionamento para vender mais fazendo uma ação com os clientes que menos compraram nos últimos seis meses, por exemplo, uma lista de transmissão sem promoção, perguntas especiais antes de vender, enviando mensagens com diferenciais e promovendo um pós-venda em loja física. Também pode utilizar as redes sociais para conectar-se com novos seguidores, postar stories com enquentes, postar foto com clientes especiais, enviar mensagens de saudação do whatsapp e fazer live em dia de chuva.

Vendas & negociação

Vender é encantar o cliente, compreender as suas necessidades e fazer o levantamento das suas dores. É o momento do sim. Já negociação é avaliar concessões, valorizar os diferenciais e entregar a solução para o problema do cliente. É o momento do não. O vendedor deve buscar o equilíbrio entre vender e negociar e saber fazer uso da arte de conceder. “Em uma negociação, ambos têm interesses comuns. Sendo assim, você deve sempre pedir algo em troca de uma concessão”, sugere Rafael Rocha, que enfatiza: vender não é somente entregar produto.

Esta edição da Rodada de Negócios reuniu 23 empresas, que tiveram a oportunidade de conectar-se, iniciar relacionamento e até mesmo encaminhar parcerias e negócios. Confira as participantes:

Patrocínio: Sicredi Pioneira

Receba
Novidades