Unimed Vale do Sinos compartilha boas práticas de Gestão de Pessoas
A Unimed Vale do Sinos apresentou, durante reunião do Comitê Regional de Recursos Humanos da ACI (CRERH), realizada no dia 15, no Auditório Dr. Josué Scherer, no seu Complexo Hospitalar, um conjunto de iniciativas que vêm fortalecendo a cultura organizacional e o desenvolvimento de pessoas na cooperativa. A exposição foi conduzida pela coordenadora de Gestão de Pessoas, Renata Rocatelli, e pelas analistas líderes, Juliane Flesch, Michele Alves e Juliana Pereira, com a participação do superintendente administrativo, Flávio Rocha.
Com uma atuação estratégica e humanizada, a área de Gestão de Pessoas é responsável por toda a jornada do colaborador, desde o ingresso na empresa. A condução do trabalho tem como base os valores de humanização, atitude inovadora com pensamento crítico, ética, excelência e segurança, pilares que sustentam a cultura da Unimed Vale do Sinos.
Durante a apresentação, Renata compartilhou práticas que vêm transformando a experiência dos colaboradores, como a ampliação dos programas de educação corporativa, a consolidação de políticas de diversidade e inclusão e o fortalecimento da comunicação interna. Ela também destacou o uso de plataformas digitais que automatizam processos, reduzem falhas e aumentam a transparência na gestão de pessoas, além de programas de reconhecimento que valorizam o desempenho e o crescimento profissional.
“Nosso propósito é promover a humanização por meio do bem-estar, da inclusão e do desenvolvimento dos líderes e colaboradores. Para isso, buscamos soluções simples, baseadas em dados e sustentadas pela escuta e pelo cuidado”, destacou Renata Rocatelli, durante o encontro.
Reconhecimentos
Reconhecida por certificações como o selo GPTW (Great Place to Work), a Certificação Qualiss, a Acreditação ONA Nível Ouro e a RN 507 também em nível Ouro, a Unimed Vale do Sinos reafirma seu compromisso com a excelência e com a valorização das pessoas que fazem parte da cooperativa.
O superintendente administrativo, Flávio Rocha, reforçou que o desafio da instituição é manter o engajamento e o entusiasmo das equipes. “Nosso foco está em desenvolver pessoas e aprimorar continuamente nossos processos, sempre com o olhar voltado para o cuidado com quem cuida”, ressaltou.
A cooperativa também reforçou sua visão de futuro: ser referência nacional em gestão de saúde, aliando inovação, sustentabilidade e liderança de mercado. “Nosso foco é continuar evoluindo com base em dados, empatia e atitude inovadora, sempre cuidando das pessoas que fazem a Unimed acontecer”, concluiu Renata.
Ao final da reunião, a coordenadora do CRERH, Jéssica Leuck , trouxe à pauta um tema comum às empresas: a dificuldade em cumprir as cotas legais destinadas a pessoas com deficiência (PCDs) e jovens aprendizes. Segundo ela, a escassez de mão de obra tem tornado o cenário ainda mais desafiador. “Percebe-se, ainda, um recrudescimento da fiscalização”, complementou Everton Zambon, da Universidade Feevale e membro do comitê.