TRE-RS contrata firewall da WatchGuard para compor estrutura de Segurança da Informação

Por ACI: 15/03/2022

Projeto proporciona agilidade e confiabilidade, protegendo dados que circulam entre o Tribunal Regional e os Cartórios Eleitorais do Rio Grande do Sul.

O TRE-RS é a instituição da Justiça Eleitoral responsável pela realização das eleições no âmbito do RS, bem como fazer a manutenção do cadastro eleitoral e o apoio aos partidos políticos.

Além da sede, em Porto Alegre, tem 165 cartórios eleitorais distribuídos em 140 sedes, atendendo a todos os municípios do Rio Grande do Sul. Para realização das atividades, dispõe de uma rede de comunicação com os cartórios eleitorais composta de um link principal e de um link de backup, que garantem a disponibilidade do acesso dos cartórios eleitorais aos sistemas hospedados no datacenter do TRE, bem como acesso a sistemas do TSE e hospedados em nuvem.

Como requisito principal, esta rede deve ter seu tráfego protegido por criptografia e outros recursos de segurança, para garantir a disponibilidade dos seus serviços e proteger seus dados de ciberataques, externa e internamente, liberando acesso somente para quem está autorizado. Além disso, existe a necessidade de gerenciar os dois links de comunicação de forma mais efetiva, através de SD-WAN. Para tanto, se percebeu a necessidade de substituir a solução de firewall anterior, contratada ainda em 2012, que estava sem suporte e não tinha capacidade de atender aos novos requisitos.

A nova contratada para fornecer, configurar e capacitar a equipe do TRE na solução de firewall foi a TEEVO, que forneceu a solução com produtos da WatchGuard para todos os cartórios eleitorais. A instalação das appliances nos cartórios eleitorais foi realizada pelos próprios usuários, que receberam os equipamentos configurados pelos colegas da TI e realizaram a substituição do firewall antigo.

Atuação da TEEVO

Atuar em projetos Governamentais exige a participação em uma auditoria prévia, que aconteceu no decorrer de 2021. Passado este processo, a equipe de especialistas da TEEVO entrou em ação, com a implementação e treinamento necessários para uso do firewall da WatchGuard, uma solução segura e completa, que oferece diferentes módulos que ajudam a deixar o negócio do cliente à prova de ataques.

Segundo Douglas Jaques, Técnico de Infraestrutura do TRE-RS, o principal objetivo da implementação da solução foi promover avanços e melhorar aspectos na área de segurança da informação, potencializando a criptografia dos dados que circulam entre os cartórios eleitorais e a unidade principal, localizada em Porto Alegre.

O contato entre o TRE-RS e a TEEVO está sendo rápido e eficaz. Além de uma comunicação ágil, nossa equipe de especialistas conseguiu apresentar, de forma muito clara, todos os benefícios da solução escolhida. “São feitas perguntas, muitas vezes complexas, mas que são sempre respondidas e todas as questões ficam bem claras.” (Douglas Jaques).

Douglas completou a entrevista dizendo que o treinamento que a TEEVO passou para a equipe do TRE-RS foi muito importante, especialmente no sentido das implementações da solução, que estão sendo feitas pelas equipes locais dos cartórios eleitorais.

Com poucos meses de contrato, a capacidade dos equipamentos WatchGuard é percebida de forma muito positiva, já apresentando resultados. Além de segura, agora a rede do TRE-RS também conta com a solução SD-WAN, que faz o controle de contingência do tráfego entre os cartórios e melhora a disponibilidade da rede.

Através de solução implementada pela TEEVO, o TRE-RS vê sua estrutura preparada para expansões futuras. Para nós, é satisfatório perceber que proporcionamos a tecnologia necessária para o crescimento deste cliente.

Fale com a TEEVO!

Invista em tecnologias que deixem os dados do seu negócio seguros! Entre em contato com a nossa equipe (comercial@teevo.com.bt) para planejar e executar seus projetos de tecnologia!

Fonte/Associada: Monique Ávila (TEEVO)

Receba
Novidades