Segurança foi pauta central de reunião promovida pela ACI

Por ACI: 16/07/2025

Empresários, dirigentes setoriais e representantes da administração pública participaram, nesta terça-feira (16), da reunião mensal do Comitê da Regional de Campo Bom da ACI - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha e Ivoti, realizada na Sala Showroom do Hub 5796. Rita de Cássia dos Santos, da DGT, e Fernando Lehnen, secretário municipal de Segurança e Trânsito de Campo Bom, foram os protagonistas do encontro.

Rita explicou mais sobre o funcionamento da DGT – Tecnologia em Segurança, sediada em Estância Velha. A empresa, com mais de 18 anos de atividades, está presente em 200 cidades do Brasil e já impactou a vida de mais de 7 milhões de pessoas. A especialista destacou que a companhia conta com cerca de 15 mil projetos instalados, 20 mil câmeras de monitoramento e 1.000 dispositivos de cercamento eletrônico. A DGT também presta serviços aos governos do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso.

Para Rita, a união entre o setor público e o privado, no que se refere à segurança, é um caminho altamente recomendado. "As melhores decisões e iniciativas são aquelas tomadas em conjunto", avaliou. E os números positivos do sistema parecem comprovar isso. Conforme levantamento da empresa, em Porto Alegre houve, no período de 2020 ao primeiro semestre de 2025, redução no furto de veículos (62,13%), roubo de veículos (90,24%) e homicídios (58,78%). Da mesma forma, Novo Hamburgo também experimentou queda nos índices de criminalidade, com redução no furto de veículos (67,3%), roubo de veículos (88,76%) e homicídios (80,64%).

Ela destacou, ainda, o Bridgefy, um software inteligente da DGT que centraliza dados de diversas fontes em um único lugar, transformando-os em informações valiosas que contribuem para a tomada de decisões estratégicas. Com o software, é possível otimizar processos em escolas, hospitais, trânsito, segurança pública e ambientes corporativos, oferecendo a eficiência, a produtividade e a segurança necessárias para Smart Cities. "Contamos com um grande ecossistema que auxilia as forças de segurança e também fornece informações de fluxo de trânsito, que podem ser usadas pelas empresas a seu critério", complementou.

Empresários são conclamados

O secretário municipal de Segurança e Trânsito de Campo Bom, Fernando Lehnen, por sua vez, conclamou o empresariado a ter uma participação cada vez mais ativa na área da segurança, pressionando por verbas e recursos para viabilizar ações nesse setor e participando do Consepro local. Ele falou da dificuldade de obter financiamento de custeio para a pasta e destacou que a Guarda Municipal se revela como uma importante ferramenta no combate à criminalidade. "Queremos cuidar da comunidade, independentemente de qual corporação esteja fazendo isso — a Brigada Militar, a Guarda Municipal ou a Polícia Civil", detalhou.

O secretário ainda revelou sua preocupação com questões legais que envolvem a atuação da Guarda Municipal. Houve uma decisão do STF, em março, que garantiu a legalidade do uso da GM na segurança ostensiva. O acórdão dessa decisão, entretanto, ainda não foi publicado, deixando uma lacuna jurídica e abrindo espaço para interpretações variadas.

Por fim, Lehnen apresentou algumas métricas que apontam para a importância da Guarda Municipal. Segundo o levantamento apresentado, entre janeiro e junho de 2025, foram registradas 1.124 ocorrências, refletindo uma média mensal de 187 atendimentos. No mesmo período, foram contabilizadas 59 prisões, com uma média de nove por mês.

Receba
Novidades