Segunda fase do monumento em homenagem à imigração alemã será iniciada em breve

Por ACI: 06/04/2023

A segunda fase do projeto de construção do monumento em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil deve ser iniciada em breve. A etapa consiste na produção de uma versão com 1,5 metro de altura do conjunto de esculturas feitas pelo escultor Marciano Schmitz para ser scanneada e dar origem aos moldes necessários à construção do monumento na Praça Monsenhor Edmundo Backes, na entrada do Centro Histórico de Hamburgo Velho (fase três).

Nesta quarta-feira, 05, representantes de empresas, entidades e administração municipal reuniram-se no Espaço Conexão ACI, sob a coordenação do presidente Diogo Leuck, para novas definições sobre o projeto, que é uma realização da Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel.

A fase dois ainda depende de liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da verificação de propriedade da área escolhida. O prazo estimado é de 12 meses e o custo chega a R$ 280 mil, dos quais parte já foi arrecadada. Simultaneamente, profissionais filiados à Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo (Asaec) farão o projeto executivo da obra, que, além de retratar a epopeia dos imigrantes alemães que chegaram em 1824, será um novo cartão de visitas de Novo Hamburgo.

O monumento, com 4,5 metros de altura e custo total de R$ 2 milhões, deve ser finalizado no segundo semestre de 2024. Os recursos necessários serão captados através da Lei Rouanet, mas também virão de verbas parlamentares e doações de empresas.

A maquete do monumento, concebida por Marciano Schmitz, está exposta na feira Loucura Por Sapatos, que ocorre na Fenac até dia 16. Após, será levada ao Grupo Sinos, onde permanecerá na recepção por cerca de duas semanas. Em seguida, será exposta na CDL Novo Hamburgo e no Teatro Feevale.

Receba
Novidades