Reunião mensal do Consepro trata de ações em andamento e novos projetos
Nesta sexta-feira, 11 de julho de 2025, ocorreu a reunião mensal dos integrantes do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Novo Hamburgo - Consepro NH. O encontro abordou uma série de pautas importantes relacionadas ao fortalecimento das forças de segurança da cidade e da região. Entre os assuntos discutidos, destacaram-se:
- Transferência de veículo à Defesa Civil. Foram tratadas as burocracias envolvidas na regularização do automóvel recebido pela entidade, que será destinado à Defesa Civil.
- Conserto de viaturas. O Consepro viabilizou o conserto de sete motos da ROCAN, já utilizadas em operações que resultaram em prisões. O uso das motocicletas tem aumentado significativamente a agilidade da Brigada Militar.
- Modernização das corporações com doações de mobiliário. Ao longo do último ano, o Consepro tem conduzido um trabalho contínuo de captação e redistribuição de móveis provenientes de agências bancárias desativadas. Essas doações têm permitido a modernização de praticamente todas as forças de segurança da nossa região, não apenas em Novo Hamburgo. Delegacias, quartéis e unidades operacionais foram reestruturados com novos postos de trabalho, cadeiras, mesas e armários, promovendo mais dignidade e funcionalidade no ambiente de trabalho dos servidores da segurança pública.
- Melhorias no canil e no refeitório da Brigada Militar. Foram obtidos recursos para reforma do piso do canil e início da construção do refeitório da corporação. Agora, o Consepro busca apoio para viabilizar a cobertura da estrutura e tem promovido visitas de empresários ao local, incentivando o engajamento com a causa.
- Evento sobre prevenção a golpes e extorsões. Foi destacada a importância do evento que ocorrerá no dia 23/07, com o tema “Extorsões e golpes: como agem as organizações criminosas e por que denunciar é essencial”. O evento é aberto ao público, e os interessados podem obter mais informações no link: https://www.acinh.com.br/evento/extorsoes-e-golpes-como-agem-as-organizacoes-criminosas-e-por-que-denunciar-e-essencial
- Obras realizadas. Foi finalizada a reforma do telhado do Corpo de Bombeiros e realizados ajustes no telhado da Delegacia da Polícia Civil. Agora, a manutenção periódica das calhas será fundamental para evitar infiltrações.
- Parcerias com empresas locais. Empresas, como Móveis Klaudius, têm colaborado com a doação de cadeiras e mobiliários, fortalecendo a estrutura das corporações de segurança pública.
- Encaminhamentos administrativos. Também foram tratados projetos em fase de elaboração e captação de recursos para novas iniciativas de apoio à segurança pública.
- Câmeras de vigilância. O Consepro celebrou os impactos positivos da instalação de câmeras de segurança, que têm contribuído para a melhoria nos indicadores de segurança do município.
- Reforma do estatuto. A reunião marcou ainda a conclusão da atualização do Estatuto do Consepro, modernizando suas diretrizes e garantindo mais agilidade e segurança jurídica às ações da entidade. A última alteração havia ocorrido em 2019.
- Intermediação de engenheiro civil para o Posto Médico-Legal (PML). Atendendo solicitação da Prefeitura, o Consepro intermediou junto à Associação de Arquitetos e Engenheiros (Asaec) a viabilização de um engenheiro civil para elaboração do projeto de reforma do necrotério localizado no Cemitério Municipal. A ação tem como objetivo viabilizar a instalação de um médico legista do IGP em Novo Hamburgo, evitando que os exames de necropsia continuem sendo realizados em Porto Alegre por falta de estrutura local.
- Sensibilização para doadores mensais. Também foi reforçada a importância dos doadores recorrentes, que garantem os recursos utilizados em consertos, reformas e viabilidades que ocorrem diariamente. A cada mês, novas contribuições têm sido adicionadas, fortalecendo a capacidade de resposta do Consepro.
Quem desejar apoiar essa causa pode se inscrever como doador no site: https://consepronh.org.br
"O Consepro segue atuando de forma voluntária e estratégica para promover melhorias contínuas na segurança pública de Novo Hamburgo, contando com o apoio de empresários, instituições e da comunidade", afirma o presidente Daniel Antônio de Campos.