Quatro ferramentas gratuitas do Google que empresas devem utilizar

Por ACI: 06/08/2023

O estrategista de marketing digital Fabio Schünke destaca quatro ferramentas gratuitas do Google, entre mais de 20 opções disponíveis, que as empresas devem utilizar para ganhar relevância e potencializar seus negócios na internet.

1 - Google Meu Negócio

A plataforma tem como objetivo potencializar as vendas e destacar a empresa entre tantas no mundo da internet, garantindo a facilidade de localização na busca do Google, além de apresentar estabelecimentos próximos à localização dos usuários no Google Maps.

“As principais vantagens são aumento da credibilidade com os consumidores, visibilidade em alta, mais interação com os clientes e aprimoramento do SEO”, diz Fábio, que foi o palestrante do evento Marketing & Venda Híbrido realizado pela ACI na última sexta-feira, 04, com moderação de Marceli Rosa, advogada e integrante do Comitê de Jovens Empreendedores. Fábio também alerta para a necessidade de atualizar com fotos e as publicações.

2 - Google Analytics

Ferramenta de monitoramento e análise de sites, permite coletar dados e criar relatórios sobre a empresa. Com a boa utilização do Google Meu Negócio, essa ferramenta é automaticamente criada e, com as informações obtidas, é possível adotar estratégias para aumentar o tráfego no site.

Dicas de Fábio

- Utilize poucos indicadores, como visualizações de página, usuários e retenção/tempo médio
- Exporte os dados para planilhas, para facilitar o entendimento e construir indicadores que façam realmente a diferença no dia a dia da empresa.

3 - Tendências de mercado (Google Trends)

Ferramenta que indicas as pesquisas (temas) que estão em alta no mercado no país, no estado ou no município. Demonstra inclusive o interesse ao longo do tempo e, conforme Fábio Schünke, deve-se analisar e utilizar as tendências e anotar os insights mesmo que não façam sentido agora.

4 – Links patrocinados (Google Ads)

São os resultados que aparecem no topo da página de resultados do Google quando se faz uma pesquisa. Eles aparecem com um pequeno aviso que diz “Anúncio”. Essa é a forma mais comum de usar links patrocinados, mas não é a única. A empresa pode pagar para aparecer no Google e em sites parceiros. Deve manter uma frequência de impacto, isto é, aparecer um número mínimo de vezes para ser lembrada pelo público e surtir efeito de venda dentro de um período de 30 dias, conforme Estudo científico de Naples). De acordo com o Estudo Digital Brand Effect Study, da empresa global de informação, dados e medição Nielsen Media Research, é necessário aparecer de 5 a 9 vezes para melhorar a lembrança de marca em 51%.

Conforme Fábio, quanto mais segmentado for o anúncio, maior o sucesso. E, além disso, as pequenas empresas precisam ser criativas em seus anúncios para concorrer com as médias e grandes, que apostam a frequência do impacto. “O atributo que é o maior responsável pelo sucesso de um anúncio é, na realidade, o criativo”, explica.

O especialista também relaciona algumas dicas às empresas sobre esta ferramenta.
- Domine a sua especialidade
- Se torne conhecido e seja uma autoridade
- Se as pessoas não reclamam, não é o suficiente
- Invista em marketing desde o 1º dia de vida

Patrocínio: Traduzca e Nettcom

Receba
Novidades