Promotora anuncia que 15ª Zero+ será realizada em Novo Hamburgo, de 17 a 19 de novembro
Por ACI: 12/08/2025
De 17 a 19 de novembro, 23 anos depois do fim da Fenac, Novo Hamburgo voltará a sediar uma feira calçados para o segmento B2B. A Merkator Feiras e Eventos anunciou oficialmente nesta terça-feira, 12, que a 15ª edição da feira Zero+, voltada para varejistas do setor calçadista, será realizada nos pavilhões da Fenac, na segunda quinzena de novembro. Até 2023, a feira ocorria no Serra Park, em Gramado.
A mudança para Novo Hamburgo objetiva o reposicionamento e a conexão com os interesses da cadeia produtiva, que tem base na região do Vale do Sinos. Em novo formato, a Zero+ pretende atrair de volta grandes empresas expositoras, que já foram visitadas pela equipe comercial da Merkator e sinalizaram positivamente com seu retorno, e ocupar um espaço que a promotora e os sindicatos parceiros identificam no calendário nacional de eventos calçadistas.
Em paralelo, a promotora da Zero+ vai realizar um trabalho de divulgação junto ao varejo brasileiro de calçados. Cerca de 400 grandes compradores já estão sendo comunicados da mudança para Novo Hamburgo e receberão passagem aérea e hospedagem para o período da feira. Inicialmente, o foco será a Região Sul, mas varejistas de todos os estados serão convidados a estarem presentes na 15ª edição.
Os detalhes foram anunciados durante uma coletiva de imprensa com a presença de autoridades e os dirigentes dos Sindicatos das Indústrias Calçadistas de Estância Velha, Farroupilha, Igrejinha, Ivoti, Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga, Três Coroas e do Estado do Rio Grande do Sul e da ACI Novo Hamburgo.
“A gente fica muito feliz por poder dar continuidade à nossa trajetória. Para nós, esse ajuste de rotas indica uma evolução da feira, que foi estrategicamente escolhida para gerar experiências robustas e eficientes de negócios. A mudança para Novo Hamburgo é extremamente importante, porque é a Capital Nacional do Calçado”, explicou diretora-geral Roberta Pletsch, que assumiu o cargo em 2024.
Diretamente envolvido com as negociações, o presidente da Fenac, Diogo Leuck, destacou a importância de Novo Hamburgo voltar a ter, após 23 anos, uma feira para o varejo nacional de calçados. “Isso movimenta não só a economia calçadista, mas toda a economia da região. Trazer isso de volta é muito importante, ainda mais nesse momento, em que o governo norte americano impõe uma taxa de 50% ao calçado brasileiro que é exportado para os Estados Unidos. Então, nós precisamos achar novos mercados para continuarmos a produção, o emprego, a renda e os negócios. Com certeza, a feira vai ajudar muito a região”, garantiu.
Representando o presidente da ACI, Robinson Klein, na coletiva, o diretor Fauston Saraiva destacou a importância da feira como inovação e demonstração da capacidade de superação das dificuldades que o setor vem enfrentando após as taxações anunciadas pelos Estados Unidos. “Infelizmente nosso calçado está entre os produtos taxados. Mas esse momento aqui representa na essência a inovação aberta. Além de ser uma nova relação que surge da Zero+, estreando aqui na Fenac, esse momento representa o símbolo da luta, da perseverança e da nossa necessidade de reagir às dificuldades”, reforçou Saraiva, desejando vida longa à Zero+ e à Fenac em sua trajetória conjunta.
O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, comemorou o fato de, já em seu primeiro ano de governo, trazer de volta uma feira de calçados e agradeceu a todos a todos que acreditam na cidade e fazem o calçado pulsar. Disse que a Zero+ ajudará a regatar o orgulho da população hamburguense e movimentará a economia da região no período da sua realização. "Muitas outras coisas boas virão para Novo Hamburgo", concluiu.
SICC permanece em Gramado
Outros eventos da Merkator continuarão sendo realizados em Gramado. O Salão de Inovação do Couro e do Calçado (SICC) ocorrerá de 01 a 03 de junho de 2026 e a Geronto Fair, voltada à economia prateada, terá sua próxima edição no período de 03 a 05 de setembro.