Projeto ACI Talks projeta impactar 6 mil estudantes em 2025

Por ACI: 30/09/2025

O projeto ACI Talks, no qual empresários participam de um bate-papo com alunos sobre o mercado de trabalho, enfatizando as competências valorizadas, pretende encerrar o ano de 2025 com cerca de 6 mil estudantes impactados. O número foi revelado pela vice-presidente do Comitê de Educação e Cultura da ACI, Cristine Schneider, durante a reunião mensal do Comitê da Regional de Ivoti, realizada no último dia 26, no Instituto Ivoti.

Cristine foi convidada a apresentar no encontro mais detalhes da iniciativa, que tem transformado a visão dos jovens em relação ao mercado de trabalho e suas perspectivas profissionais. A proposta busca aproximar a vivência empresarial do ambiente escolar, incentivando temas como empreendedorismo, educação financeira, uso responsável das redes sociais, inovação e postura profissional. “Se mudarmos a vida de um estudante, a iniciativa já terá valido a pena. E acreditem, impactamos muitos alunos”, afirmou, emocionada.

A vice-presidente fez um breve retrospecto do projeto, que vem evoluindo ano a ano. Em 2023, por exemplo, 2 mil alunos foram envolvidos. Já em 2024, o programa alcançou 4.045 estudantes de 101 turmas em cidades como Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Morro Reuter, envolvendo tanto escolas públicas quanto privadas, além de EJA e jovens aprendizes. O engajamento contou com 54 voluntários, que dedicaram mais de 157 horas em atividades, totalizando 78 agendas realizadas.

O retorno das escolas foi altamente positivo: 93,8% das turmas relataram que os objetivos foram atingidos e que os empresários voluntários atenderam plenamente às expectativas. Além disso, 100% das instituições afirmaram que recomendariam a iniciativa a outras escolas, reforçando o impacto do projeto como ferramenta de integração entre educação e mundo do trabalho.

Feirão de empregos em Ivoti

Outro assunto debatido na reunião do comitê, coordenada pelo vice-presidente Jair Ross, foi a realização, em novembro, de um feirão de empregos para atender a cidade e a região. A secretária municipal do Desenvolvimento, Denise Rodrigues da Silva, presente no encontro, mostrou-se favorável à iniciativa e colocou a prefeitura à disposição para apoiar o projeto.

Ela explicou que, somente em 2025, já foram realizadas quatro ações semelhantes, com grande engajamento por parte das empresas. “Há carência de profissionais nas empresas e toda ação para combater esse problema é positiva”, argumentou. O diretor da ACI, Fausto Saraiva, sugeriu que o feirão conte com outros atrativos, participação de entidades parceiras e forte divulgação para atingir os objetivos desejados. “Fizemos um evento em Novo Hamburgo e foi extremamente efetivo. Podemos repetir a fórmula em Ivoti”, ressaltou.

Na reunião do comitê também foram discutidos os próximos eventos da regional, previstos para os próximos meses, como o Conecta Regionais Ivoti, que acontecerá em 6 de novembro e cujo tema central ainda será definido. Da mesma forma, as ações do comitê para o próximo ano já começaram a ser planejadas.

Receba
Novidades