Novo Hamburgo será sede de I Festival Internacional de Caixas de Teatro Lambe-Lambe

Por ACI: 27/10/2014

Projeto encontra-se em fase de captação de recursos

Um evento cultural inovador que trará a Novo Hamburgo uma arte genuinamente brasileira, que já se espalhou pelo mundo. O I Festival Internacional de Caixas de Teatro Lambe-Lambe traz apresentações de peças teatrais em caixas de teatro Lambe-Lambe, modalidade cênica do teatro de animação, inspirada nos antigos modelos de câmeras fotográficas. O festival contará com cerca de 30 artistas do Brasil e de países como Uruguai, Argentina, Chile e México.  Além de apresentações públicas, o evento ainda terá atividades educativas, com uma Oficina de formação de novos atuadores e um seminário voltado aos participantes do Festival, reunindo nomes de destaque do teatro de animação. A proposta é inédita no Brasil e, no formato proposto, ainda inédito no mundo. O projeto tem financiamento do Ministério da Cultura pela Lei Rouanet, realização da Companhia de Teatro Entre Linhas e produção da Imago Produtora.

As apresentações serão realizadas em seis diferentes pontos de Novo Hamburgo. Duas delas serão no Centro da cidade, na Praça do Imigrante e na Praça 20 de Setembro. Uma ocorrerá na Avenida Maurício Cardoso, na sede do Espaço Cultural Entre Linhas e em frente ao local. Outras três apresentações serão em instituições do município: o Centro de Vivência Redentora, no Bairro Vila Diehl; a Horta Comunitária Joana de Angelis, no Bairro Rondônia; e no Campus I da Universidade Feevale, no Bairro Hamburgo Velho.

Todas as apresentações serão gratuitas e a expectativa é que, no mínimo, 3.600 pessoas possam assistir às apresentações. Pela peculiaridade do formato, inspirado nas caixas lambe-lambe, cada apresentação é exclusiva, ou seja, um espectador por vez acompanhará cada encenação.

“Elas vão chegar de mansinho e vão invadir a cidade, gerando curiosidade, surpreendendo e encantando aos seus espectadores”, comenta Alice Ribeiro, idealizadora da proposta e coordenadora do Festival.

Para a produtora executiva do evento, Luana Khodja, com a realização do Festival também se objetiva a criação de um primeiro evento cultural de grande porte em Novo Hamburgo, que gradualmente fortaleça o turismo cultural no município, a exemplo do sucesso e retorno econômico que outros festivais culturais de âmbito nacional e internacional vêm dando a municípios gaúchos e brasileiros, como o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, o Festival de Bonecos de Canela, o Festival de Cinema de Gramado, a Festa Literária Internacional de Paraty, entre tantos outros exemplos bem sucedidos.

O projeto está em fase de captação de recursos e a previsão é de que seja realizado em 2015. “Estamos buscando o apoio de empresas para a realização do Festival e temos a certeza de que o investimento dará retorno de imagem aos seus patrocinadores”, fala Alice Ribeiro, explicando que com o financiamento da Lei Rouanet, a empresa patrocinadora pode repassar até 4% do imposto de renda devido, com total isenção fiscal.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, da Universidade Feevale, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), do Centro de Vivência Redentora e da Horta Comunitária Joana de Angelis. Mais informações com Alice Ribeiro (51 9998.3388) e Luana Khodja (51 9114.6711).

Fonte: Luana González Khodjaoghlanian/IMAGO Produtora

Receba
Novidades