Artecola completa 77 anos com recertificação Diamante no pioneiro Selo Origem Sustentável
Por ACI: 06/05/2025
Empresa celebrou a data com os colaboradores de todas as unidades e recebeu o nível máximo em única avaliação de ESG do mundo para setor calçadista.
A Artecola comemorou 77 anos de atividade nesta segunda-feira (5/5). A data foi marcada por uma café da manhã com os colaboradores em todas as unidades da empresa e teve um presente especial: a entrega da recertificação do Selo Origem Sustentável, na categoria Diamante. “Nosso fundador, Seu Francisco Xavier Kunst, dizia que trabalhou, teve fé, apoio da família, dos amigos e colaboradores, e assim a Artecola chegou onde está. Seguimos tendo tudo isso, com muito orgulho da nossa história e sempre olhando para o futuro, para estarmos preparados para muitos outros anos”, destacou o Presidente Executivo Eduardo Kunst.
Na ocasião, a companhia recebeu a recertificação do selo Origem Sustentável, na categoria Diamante. A distinção é a única de ESG e sustentabilidade do mundo voltada para a cadeia calçadista, numa iniciativa da Abicalçados e da Assintecal. “Não se tem na indústria, considerando todos os segmentos, um programa similar ao Origem Sustentável no que diz respeito à avaliação da sustentabilidade nas empresas. É uma certificação que avalia com muita profundidade os aspectos que realmente configuram uma ação sustentável. Por isso, é um grande orgulho termos sido a primeira empresa do nosso segmento a conquistar o nível Diamante, já na primeira certificação, e sermos agora recertificados na mesma categoria, mantendo o padrão que fazemos questão de dedicar à Sustentabilidade na Cultura Artecola”, reforçou Eduardo.
A entrega foi feita ao presidente Executivo e ao integrante do Conselho da Artecola, Renato Kunst, pela superintente da Assintecal, Silvana Dilly e pela Analista de Relacionamento, Sttefany Siqueira. “Estou na Assintecal há mais de 20 anos e acompanho o trabalho da Artecola durante todo esse tempo. Uma empresa que já tinha uma fundação com o olhar no social, que já se preocupava com o meio ambiente quando ninguém falava em sustentabilidade”, lembrou Silvana. “Além do trabalho muito forte em desenvolvimento de materiais, com mais de 80 % produtos sustentáveis. É um orgulho para nós poder entregar a recertificaçao à Artecola”, declarou a Superintendente.
A SUSTENTABILIDADE NA ARTECOLA – Alessandra Lemos, integradora do Comitê de ESG da empresa, ressalta que a recertificação reflete o empenho coletivo da equipe. “Mostra a excelência técnica e o profundo senso de responsabilidade que a Artecola demonstrou ao longo dessa jornada. A dedicação de todos foi decisiva para alcançarmos mais esse reconhecimento, comprometidos com os altos padrões de responsabilidade social, ambiental, transparência e governança.” Os macrotemas de sustentabilidade da Artecola são abordados dentro do conceito ESG (ambiental, social e governança).
O “E” (ambiental) envolve a Química da Inovação Sustentável, com diversas realizações que reduzem o impacto das atividades (segurança das operações, matérias-primas, transporte/segurança de produtos perigosos, consumo de energia e de água, emissões de gases de efeito estufa, economia circular, resíduos sólidos e efluentes). Um exemplo é uso de materiais provenientes de fontes recicladas como matéria-prima. A empresa transforma em novos produtos tanto resíduos próprios como de outros setores industriais. A empresa também se declara Carbono Neutro, com o mapeamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e cálculo do sequestro de Carbono. Os dados comprovam a emissão neutra de CO₂.
O “S” do ESG (Social) é abordado no macrotema Química que Une e Desenvolve Pessoas (práticas justas, saúde e segurança, desenvolvimento de colaboradores, diversidade, relações com o consumidor e com a comunidade). “As pessoas são a principal energia para desenvolver o propósito da Artecola”, ressalta o presidente executivo Eduardo Kunst.
Na relação com a comunidade, a Artecola promove campanhas, apoia iniciativas sociais e incentiva o voluntariado entre seus colaboradores. Além disso, a empresa integra ações da Fundação Francisco Xavier Kunst - FFXK, da qual é instituidora. Um dos projetos mais conhecidos é o Novos Horizontes, que há mais de 25 anos atua em parceria com a Fundação Pescar no atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo formação em serviços administrativos.
Completando a sigla, o “G” (Governança) do ESG está no macrotema Química Multilatina e Catalisadora da Transformação (transparência, ética e combate à corrupção, governança corporativa, compliance, inovação, sustentabilidade, qualidade e segurança, desempenho econômico e cadeia de fornecimento). Neste âmbito, a Artecola prioriza o compromisso com a economia sustentável.
A Artecola também inova em sua gestão com a estratégia de investir no Capital Cultural. Trata-se de um processo que desenvolve um novo horizonte de vantagens competitivas, valorizando a Cultura da companhia como grande diferencial estratégico. O desenvolvimento sustentável e a excelência operacional estão entre os aspectos mais importantes da Cultura Meta para direcionar atitudes, inspirar ações e viabilizar o propósito da empresa.
A empresa – Aos 77 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Conta com três áreas de negócios - Indústria, Varejo e Extrusão – e oito plantas produtivas, no Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru. Atua em mais de 20 países, levando ao mercado a marca de produtos Afix, e figura em 2º lugar no ranking Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras, da Fundação Dom Cabral.
A companhia produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico. Está presente em diferentes setores: agro, automotivo, papel e embalagem, moveleiro, marcenaria e construção civil. A Artecola tem como visão ser a melhor parceira do mercado em seus segmentos de atuação, promovendo o desenvolvimento sustentável da região. Seus negócios são distribuídos entre adesivos aquosos, hot melt, silicones, selantes, PUR e tecnologias com biomateriais, sempre com forte foco em ESG.
Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.
Fonte/Associada: Artecola