Lançado o livro infantil Blitz, a Fada do Caneco de Porcelana
Em uma cerimônia concorrida e emocionante, foi lançado hoje, dia 25, o livro infantil Blitz, a Fada do Caneco de Porcelana, de Simone Saueressig. Com ilustrações de Beto Soares, a obra faz alusão à trajetória da imigração alemã na região por meio da história da Casa Schmitt-Presser, primeiro empreendimento comercial de Novo Hamburgo.
No livro, depois de atravessar mares e terras, a fada Blitz chega para viver em um lugar cheio de novidades. A história é narrada por seu pequeno habitante, em uma verdadeira viagem no tempo e na história. O conteúdo do livro foi desenvolvido há mais de 30 anos e, agora, sua publicação finalmente se concretiza.
O evento de lançamento, seguido por uma sessão de autógrafos, marcou o encerramento dos festejos de comemoração dos 200 anos da imigração alemã, completados em 25 de julho do ano passado. Além disso, em 25 de julho celebra-se, em Novo Hamburgo, o Dia do Imigrante — data que marca a chegada dos primeiros imigrantes alemães à região.
Cristine Schneider, vice-presidente do Comitê de Educação e Cultura e presidente interina da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha e Ivoti, abriu a cerimônia reforçando o apoio que a entidade dá a iniciativas como essa, que ajudam a contar a história da região. “Trata-se de um grande legado para nossa comunidade”, avaliou Cristine, lembrando que o livro será entregue às secretarias de Educação das cidades de abrangência da ACI.
O secretário de Cultura de Novo Hamburgo, Angelo Reinheimer, também enfatizou a importância da obra. “Nossa intenção é a de que o livro passe por várias gerações e ajude a consolidar nossa história”, revelou. O ilustrador José Roberto Peixoto Soares, o Beto Soares, afirmou que foi uma honra e um orgulho enorme participar do projeto. “E o resultado final é gratificante”, destacou.
Agradecimento e homenagem
Simone Saueressig, autora do livro, deu ênfase especial aos agradecimentos a todos que participaram da iniciativa e permitiram que um sonho de mais de 30 anos se tornasse realidade. A escritora fez, ainda, uma menção especial às mulheres, inclusive as escravizadas, que foram essenciais nessa história e que nem sempre têm o devido reconhecimento. “A fada Blitz é uma imigrante, uma força invisível, mas sempre presente. E nela estão representadas todas as mulheres fortes e corajosas”, concluiu.
O livro Blitz, a Fada do Caneco de Porcelana integra o projeto Uma História Centenária de Valor (PRONAC: 232067), viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), do Ministério da Cultura – Governo Federal, União e Reconstrução.
A obra contou com o Patrocínio Master de Killing Tintas e Adesivos; o patrocínio da Sinoscar; o apoio da Fundação Scheffel; e o copatrocínio de Box Print, BRDE, Conforto, Doctor Clin, Sicredi Pioneira, Unimed Vale do Sinos/RS e Wirth. A realização é da ACI, Simples Assim e Ministério da Cultura.
RESPONSÁVEIS
Autora – Simone Saueressig nasceu em Campo Bom e mora em Novo Hamburgo. Possui 40 títulos individuais publicados e contos em coletâneas. Foi editora e redatora do suplemento infantil Popinha, do Jornal NH, e de páginas infantis do jornal Ya e da revista Dígame, em Madri, Espanha. Recebeu o Prêmio Narrativa Longa, da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), por Aurum Domini – O Ouro das Missões; o Prêmio da Biblioteca Nacional, na categoria juvenil, por O Jovem Arsène Lupin e a Dança Macabra; e os prêmios Juvenil e Livro do Ano da AGES por O Último Continente. Realizou a exposição Na Trilha da Fantasia – O Sumiço do Saci e foi roteirista da Experiência Pirata. É autora de Os Sóis da América.
Ilustrador – José Roberto Peixoto Soares (Beto Soares) é natural de São Leopoldo. Iniciou sua carreira profissional como ilustrador em 1993, no Jornal VS, de São Leopoldo, ilustrando o suplemento infantil Sininho. De 1999 a 2002, publicou tirinhas diárias nos jornais NH, VS e ABC Domingo, com personagens como o hamster Tunico, o cupido atrapalhado Ariel e seu amigo Oswaldo, entre outros. Atualmente, à frente do Estúdio Boom, em Novo Hamburgo, produz ilustrações para os mercados publicitário e editorial. Entre os livros que já ilustrou estão A História do Rubi Ragank, Herta em: Uma Visita Especial, Herta em: Um Natal é Para Sempre, Do Outro Lado da Cerca Mora um Amigo, Minha Camisa Amarela de Flanela, As Aventuras da Herta, Nas Águas da Aventura e Evaniely: Imaginação e Papelão.
Apoiador – Angelo Reinheimer, secretário de Cultura de Novo Hamburgo, nasceu em Hamburgo Velho – Centro Histórico de Novo Hamburgo. Sua relação com o patrimônio histórico e cultural foi estimulada desde cedo pela artista Scheffel e pela historiadora Angela Sperb. Com trajetória de destaque na preservação da identidade cultural da região, atuou, de 1998 a 2025, como curador da Fundação Ernesto Frederico Scheffel e do Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser. Nessa função, coordenou o projeto Scheffel por Ele Mesmo, biografia do artista publicada em 2013. Foi diretor de Cultura de Dois Irmãos (1989-1996) e presidente da 2ª Região Museológica do Estado. Presidiu o Conselho de Patrimônio Histórico de Novo Hamburgo até 2024. Atualmente, é secretário municipal de Cultura de Novo Hamburgo e membro do Comitê de Educação e Cultura da ACI Novo Hamburgo.