Invest NH estimula instalação, expansão e modernização de empresas
O vice-presidente de Inovação e Tecnologia da ACI, Giuliano Hoffmann, esteve presente, nesta terça-feira, 16, ao lançamento do programa Invest NH, política pública municipal criada para estimular o desenvolvimento econômico social, por meio de apoio a instalação, expansão e modernização de empresas em Novo Hamburgo.
O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT) e, conforme a secretária Daiana de Leonço Monzon, tem como objetivos fomentar a geração de empregos, incentivar investimentos produtivos, apoiar a inovação e a sustentabilidade e ampliar a atividade econômica e o consumo no território municipal.
“Trata-se de uma forma organizada de as empresas solicitarem incentivos para projetos, as contrapartidas estarem reconhecidas entre os dois entes e viabilizar a manutenção de empresas em Novo Hamburgo”, enfatiza Hoffmann.
Durante o lançamento do programa, o prefeito, Gustavo Finck, afirmou que, em anos recentes, duas grandes empresas deixaram de realizar investimentos significativos em Novo Hamburgo por não terem recebido a devida atenção da administração municipal. Também elogiou o trabalho do vice-prefeito, Gerson Haas, e a atuação conjunta da SMEIDT e da Secretaria da Fazenda e disse acreditar que o Invest NH, uma de suas promessas de campanha, terá resultados relevantes.
Solicite informações sobre o Invest NH através deste link: https://linklist.ai/smdeit
Como participar?
As empresas interessadas em aderir ao InvestNH já podem se inscrever. O processo inicia com a abertura de protocolo, acompanhada da apresentação de um projeto de investimentos, que será analisado técnica e financeiramente.
O protocolo deve ser aberto via AtendeNet no link https://novohamburgo.atende.net/autoatendimento/servicos/emissao-de-processo-digital. É necessário fazer login no sistema. Após entrar em Abertura de Protocolo, o usuário deve preencher no campo Assunto, “SMDEIT – Projeto de Solicitação de Incentivo”, já no campo Subassunto, preencher “Programa Invest NH”. Na descrição da solicitação, o empresário coloca o seu pedido e a apresentação da contrapartida.
Benefícios e investimentos ressarcíveis
Entre os benefícios, estão: redução ou isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre imóveis utilizados no empreendimento; facilitação de acesso a linhas de crédito e apoio à inovação.
Entre os investimentos que podem ser ressarcidos, desde que previstos e aprovados no projeto, estão: aquisição de terreno; obras de terraplanagem e infraestrutura; obras civis e instalações; máquinas e equipamentos e treinamento; qualificação de pessoal; participação em feiras, ações de marketing e promoção; aquisição de salas, pavilhões, galpões ou prédios, outros investimentos que gerem benefícios econômicos e sociais ao município. O ressarcimento pode chegar a até 50% do incremento de ICMS efetivamente recebido pela cidade, respeitados os limites legais e financeiros.