Integrantes conhecem rede municipal de ensino de Novo Hamburgo

Por ACI: 02/03/2023

Dando início às reuniões itinerantes, o Comitê de Educação e Cultura da ACI esteve, na manhã da última quinta-feira, 02, na Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo, onde a secretária Maristela Guasselli apresentou informações sobre a rede municipal de ensino.

Novo Hamburgo possui 90 escolas de educação infantil e básica, 24 mil estudantes e 3,2 mil profissionais, dispõe de orçamento anual de R$ 320 milhões para a área de educação e utiliza a metodologia de ensino através da pesquisa. A secretaria possui quatro núcleos – formação, avaliação, ensino infantil e ensino fundamental – que interagem para realizar suas atividades. Entre 2018 e 2022, R$ 30 milhões foram investidos em recursos tecnológicos para as escolas, como chrombooks, tablets e câmeras 360º.

Conforme Maristela, o mundo não tería avançado cerca de oito anos em um se não houvessem recursos tecnológicos à disposição e Novo Hamburgo utiliza as plataformas Google for Education e Educar Web, internet patrocinada e um aplicativo nas atividades da secretaria e das escolas.

A secretaria realiza uma série de eventos científicos, como a Olimpíada de Robótica e a Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec). Também mantém o Move – Programa Municipal de Educação Integrada, que atendeu 153 turmas, de 52 escolas municipais de educação básica, em 2022, totalizando 3,7 mil alunos beneficiados com aulas de português e matemática e atividades diversas em turno integral.

O #partiunovohamburgo é um programa de visitação de alunos a 20 locais históricos da cidade e o Ateliê Alfaletras estimula a leitura e a escrita dos alunos. Outros programas da rede municipal são o Torneio Intermunicipal de Xadrez, a Sacola Literária, que contém quatro livros e é distribuída gratuitamente a alunos e professores, e o Fórum Municipal de Educação.

A rede municipal de ensino também dispõe da Mostra curta de inclusão e diversidade (450 filmes já foram produzidos e apresentados), de espaços pedagógicos, da Fábrica do Saber (especializada em literatura) e do Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet.

Outros temas

A reunião mensal do Comitê de Educação e Cultura, coordenada pela vice-presidente Cristine Schneider da Rocha, também abordou outros temas, como o roteiro cultural para visitantes da Fimec 2023, o Projeto Ser Educação e o Projeto ACI Talks. A reunião de abril (no dia 13) será realizada no Instituto de Educação Ivoti e a de maio (dia 04), na Fundação Scheffel, em Novo Hamburgo.

Receba
Novidades