Fimec teve anúncios de novidades e foco em inovação

Por ACI: 12/03/2024

O primeiro dia da maior edição da Fimec dos últimos dez anos, a última terla-feira, 12, teve anúncios de novidades por parte da administração municipal e do governo do estado e presença de 40 países. A ACI esteve presente à abertura oficial através do presidente Robinson Klein, de vice-presidentes, do diretor Leandro Villela Cezimbra e das equipes comercial, de relacionamento e de comunicação.

A prefeita Fátima Daudt, em seu pronunciamento, anunciou as empresas e as instituições que vão integrar o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) de Novo Hamburgo, que será inaugurado em breve. “Abrameq, ACI, CDL, Cigam Software Corporativo, Feevale, Ecoinove, Fenac, Fundação Liberato, Instituição Evangélica Novo Hamburgo (IENH), Killing, Mave Tecnologia, Otimize, Sicredi Pioneira, SX Negócios e Unimed Vale do Sinos já têm presenças confirmadas no CIT, que vai atuar em prol do empreendedorismo e fazer com que novo Hamburgo seja uma cidade mais inovadora e geradora de resultados positivos”, disse.

Já o secretário de desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, revelou que o governo do estado vai inaugurar, ainda neste semestre, uma agência de promoção comercial e atração de investimentos destinada a potencializar as ações de promoção comercial e abrir mercados para produtos gaúchos, entre eles o calçado. “Será um organismo semelhante à Invest Paraná e à Invest Minas, que operam com sucesso nos dois estados, e integrado pelo setor público e pela iniciativa privada. Precisamos ser mais proativos na busca por novos mercados, assim como na atração de investimentos”, explicou.

Nova Fenac e cooperação

O presidente da Fenac S/A, Márcio Jung, fez uma espécie de prestação de contas dos sete anos à frente da promotora da Fimec e de outras feiras. “Modernizamos os pavilhões, criamos feiras próprias que preenchem o calendário anual e geramos resultados financeiros positivos”, detalhou.

Falando em nomes das entidades empresariais que apoiam a 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gérson Berwanger, fez um apelo à união da cadeia produtiva.

“Geramos R$ 60 bilhões em negócios e um milhão de empregos, além de exportarmos para 170 destinos e arrecadarmos R$ 5 bilhões ao ano com estes embarques. Mas precisamos ir além”, enfatizou. Conforme o dirigente, a cooperação fortalecerá a cadeia produtiva no país e na América Latina, que poderá fornecer para o mercado mundial mais do que os 24% dos calçados que atualmente comercializa.