Exposição Essência que Move marca os 10 anos da produtora Simples Assim

Por ACI: 25/09/2025

A Simples Assim Projetos e Produções Culturais completa 10 anos de trajetória e celebra sua história com uma experiência única: a exposição Essência que Move, no Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, em Novo Hamburgo. “Gostaríamos que a comemoração tivesse uma entrega efetiva e afetiva para a nossa cidade, que fosse algo compartilhado com a comunidade. E essa ideia está traduzida na exposição”, argumenta o diretor Daniel Henz. 

A mostra reúne 10 obras de 10 artistas renomados, sendo a maioria criada especialmente para o projeto, contemplando técnicas mistas, nos formatos A3 ou tela 30x40. Cada criação parte de um mesmo ponto de reflexão – a transformação do ser humano e do mundo pela arte – resultando em um mosaico plural e impactante.

O lançamento oficial acontece no dia 29 de setembro, abrindo espaço para o público conferir gratuitamente a exposição entre os dias 1º e 31 de outubro de 2025. Com apoio da Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel, a mostra será realizada no segundo piso do museu e estará à disposição do público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h.

Diversidade e propósito

A seleção de artistas traz diversidade e propósito, refletindo o DNA da Simples Assim, que já realizou quase 100 projetos culturais na última década. Eles fazem parte da trajetória da produtora e participaram de iniciativas que impactaram positivamente a região.

Entre os convidados estão Santiago, chargista de projeção internacional, autor de diversos livros e com passagens marcantes em jornais e revistas da Europa, América Latina e Japão, e a hamburguense Raquel da Silva, artista plástica e ilustradora reconhecida com o Prêmio TOYP da JCI em São Paulo.

Para a Simples Assim, mais do que uma celebração, a exposição é um manifesto: reafirma a arte como agente modificador, capaz de provocar mudanças no olhar, no sentir e no agir. E o local escolhido também é cheio de significado, pois trata-se de um patrimônio histórico da região e um referencial cultural da cidade.

Artistas participantes:
Alexandre Reider | Ariadne Decker | Beto Soares | Gabrieli Maidana | João Pedro Krech | Lorena Toniolo | Marciano Schmitz | Raquel da Silva | Santiago | Vergilio Lopes

SERVIÇO
Exposição: Essência que Move
Lançamento: 29 de setembro de 2025
Visitação: 1º a 31 de outubro de 2025 (gratuita)
Local: Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser | Segundo piso – Av. Gen. Daltro Filho, 929, Hamburgo Velho | Novo Hamburgo
Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h; aos sábados, das 11h às 17h
Realização: Simples Assim Projetos e Produções Culturais

Receba
Novidades