Especialista dá dicas para iniciar ou qualificar presença nas redes sociais

Por ACI: 09/09/2025

Os participantes da 20ª Confraria Empresarial: Novo Hamburgo, realizada pela ACI nesta segunda-feira, 08, no Restaurante do Locanda Hotel, tiveram acesso a dicas importantes para iniciar ou qualificar a presença nas redes sociais. As orientações foram dadas por Andresa Scheffer, coordenadora de marketing no Grupo Box Print e consultora de branding e marca pessoal.

A atividade teve a abertura feita por Mariza Tessa, integrante do Comitê de Micro e Pequena Empresa da ACI, e mediação de Tamires Becker, diretora de empreendedorismo da Prefeitura de Novo Hamburgo.

Abordando o tema Do você ao digital: como levar sua marca, seu talento e sua autenticidade às redes sociais, Andresa disse que apenas 7% da comunicação é verbal, e nas redes sociais isso também ocorre. “Não é sobre postar. É sobre o que você transmite”, explicou.

Andresa destacou que a comunicação começa antes de se falar e o digital é um método para transmitir o que somos e como nos posicionamos. Por isso, é preciso ter em mente os três níveis de comunicação: intrapessoal (consigo mesmo), interpessoal (com outros) e com todos. Quem quer iniciar ou ampliar a atuação nas redes sociais também precisa organizar o que pretende transmitir, ter clareza de ideias e escolher o método certo.

“O digital não cria nada. Ele apenas reflete o que queremos e o que somos”, explicou a palestrante, que também disse ser necessário pensar no agente transformador do produto (quando tratar-se de perfil empresarial) para ser compreendido.

Dicas importantes

Andresa enfatizou que geralmente somos muito autocríticos em relação aos próprios vídeos, por exemplo. Por isso, ela sugere gravar e assistir várias vezes e verificar a evolução. Veja outras dicas da especialista:

- Faça pequenas viradas de chave, não revolução. Opte por pequenos movimentos de melhoria.
- Compartilhe aquilo que você venceu, melhorou e viveu.
- Ao comunicar, tenha clareza (as pessoas precisam sentir aquilo que você transmite ou vende), tenha constância (não precisa postar todo o dia, mas constância é essencial para obter bons resultados), conte uma história (em se tratando de um produto, mostre por que ele foi criado e que dores resolve) e crie conexão.
- Inteligência artificial pode ser usada para obter insights e qualificar as postagens.
- O digital deve ser uma espécie de vitrine ou casa para apresentação de conteúdo ou produto.
- Procure ser relevante no conteúdo, o que facilita o engajamento.
- Faça postagens mesmo com medo ou receio. Não espere estar pronto!
- Mais do que produto, mostre rotina.
- Transforme bastidores em história.
- Use formatos naturais que não boicotem.
- Reforce os benefícios dos serviços ou produtos.
- Tenha cuidado com a segurança. Não poste locais em tempo real e proteja crianças e família
- Poste por blocos e valorize as ações sociais da empresa.

“Ser autêntico é saber também o que mostrar”, disse Andresa, que acrescenta: o digital não exige que a gente mostre tudo. Ele exige que se saiba o que importa”.

Patrocínio: Sicredi Pioneira

Apoio: Roma BC Simplifica e Vargas e Konrad Sociedade de Advogados

Receba
Novidades