Escritório de Apex em Miami auxilia empresas brasileiras a iniciar ou ampliar negócios nos Estados Unidos

Por ACI: 07/06/2022

O escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em Miami oferece uma série de projetos, ações, serviços e parcerias para auxiliar empresas brasileiras que pretendem iniciar ou ampliar negócios nos Estados Unidos. As principais formas de apoio foram apresentadas pelo gerente de operações do escritório, Fernando Spohr, em webinar sobre internacionalização realizado nesta terça-feira, 07, com moderação do presidente da ACI, Diogo Leuck, patrocínio de Sicredi Pioneira e apoio máster de Universidade Feevale.

Inteligência de mercado, qualificação para negócios internacionais, promoção de negócios, expansão internacional, atração de investimentos estrangeiros e promoção de imagem estão entre as ações desenvolvidas pelo escritório, fundado há 17 anos e um dos nove que a Apex mantém no exterior (além de cinco no Brasil). A sede em Miami disponibiliza, para locação, 22 salas exclusivas para empresas, salas de reunião para 12 e 6 pessoas e caixas postais individuais para cada empresa.

"Dependendo da necessidade da empresa, temos a solução adequada para a atuação no mercado norte-americano", afirmou Spohr, natural de Novo Hamburgo e que, antes de ingressar na Apex-Brasil, atuou como diretor de negócios internacionais de Calçados Azaléia.

O Estado da Florida, cuja principal cidade é Miami, possui 21 milhões de habitantes, recebe anualmente 120 milhões de visitantes e é dono da 16ª maior economia do mundo. A proximidade geográfica e cultural com o Brasil favorece os negócios, motivo pelo qual grandes empresas gaúchas, como Grendene e Vipal, mantêm escritórios comerciais em Miami, inclusive para gestão de operações com outros países.

“A maioria das empresas brasileiras tem apenas uma localização nos Estados Unidos. Miami é a cidade com mais instalações, uma vez que está posicionada também como um centro de acesso a outros estados e à América Latina”, disse Spohr.

Quarto maior PIB dos Estados Unidos, a Florida possui um ambiente favorável aos negócios, como zero % de imposto pessoal (estadual), alta qualidade e baixo custo de vida, forte parceria comercial com o Brasil, grande fluxo de capitais, escritórios de grandes empresas globais, mais de 100 voos semanais para diversos destinos e ainda portos marítimos, estações espaciais, estradas e ferrovias que a destacam na área de infraestrutura e logística.

Aviação, indústria aeroespacial e setor de defesa, biotecnologia, ciências da vida, informações, construção, serviços financeiros e logística e transportes são alguns dos setores considerados para investimentos na Florida. Para obter sucesso no mercado local, as empresas brasileiras devem ajustar-se ao ambiente de negócios no país, customizar produtos de acordo com as preferências dos clientes norte-americanos, apresentar histórico da qualidade dos produtos brasileiros, desenvolver uma presença online e construir relacionamentos com stakeholders locais.

"Antes de abrir um negócio na Florida, assim como nos outros 49 estados norte-americanos, é indicado fazer uma análise de mercado, identificar os principais hábitos de consumo, observar as questões culturais e elaborar um bom plano de negócios”, destacou Fernando Spohr. Segundo ele, o apoio de especialistas, como advogados e contadores, é essencial para definir o perfil jurídico da empresa a ser constituída e negociar benefícios com municípios e o estado.

Acesse aqui a apresentação de Fernando Spohr

Patrocínio do webinar - Sicredi Pioneira

Apoio máster - Universidade Feevale

 

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