Encontro em Ivoti debate impactos da Reforma Tributária nos negócios
A Reforma Tributária e seus reflexos no cotidiano das empresas foi o tema central da reunião mensal do Comitê Regional de Ivoti da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), realizada nesta quinta-feira (30). O encontro, conduzido pelo vice-presidente regional Jair Roos, reuniu empresários locais e tratou ainda de outras pautas de interesse da comunidade empreendedora da região, onde a unidade da ACI passou a operar em 28 de março.
O convidado especial do evento foi Lauri Bencke, diretor de Contabilidade da Roma Contabilidade e Consultoria Ltda, que apresentou aos participantes alguns dos principais pontos da Reforma Tributária, atualmente em processo de regulamentação. Segundo Bencke, embora muitas definições ainda estejam pendentes, as mudanças previstas já exigem atenção dos empresários.
“A Reforma vai mudar a forma como fazemos negócios. A tributação será focada no consumo e cobrada no destino, o que obrigará empresas, cidades e estados a se adaptarem para minimizar perdas”, explicou. Pelo projeto, serão extintos os impostos PIS, Cofins, ICMS e ISS, sendo substituídos pelos novos IBS - Imposto sobre Bens e Serviços, de competência dos Estados e municípios; e a CBS - Contribuição sobre Bens e Serviços, de competência da União. Esse processo inicia-se de fato no ano que vem e estará concluído em 2033.
A proposta busca tornar as operações mais transparentes e acabar com a chamada "guerra fiscal" entre os estados, promovendo uma arrecadação mais equilibrada entre os entes federados. No regime do Simples Nacional, por exemplo, haverá uma divisão em três categorias, dependendo do perfil dos clientes atendidos pelas empresas.
Um dos principais desafios apontados pelo especialista será a gestão do fluxo de caixa. “Hoje, as empresas recolhem tributos no fim do período contábil. Com a nova sistemática, os impostos serão retidos no momento da compra, o que exigirá uma reorganização do capital de giro”, alertou Bencke.
Ele lembrou que a transição contará com um fundo de compensação gerido por um comitê, para cobrir eventuais perdas de arrecadação de estados e municípios. "Em tese, a arrecadação total não deve aumentar, mas com a automatização e simplificação, a tendência é que o governo arrecade mais, graças à redução da sonegação", avaliou.
Outra mudança importante afeta o setor de serviços, onde todas as compras realizadas gerarão créditos que deverão ser restituídos pelo governo em até 30 dias após o pagamento. Apesar da promessa de menos burocracia no futuro, Bencke ressaltou que o período de transição demandará maior atenção técnica, devido à sobreposição dos regimes antigo e novo.
Por fim, Bencke sugeriu que as empresas façam um estudo detalhado de custos e impactos tributários, preparem o fluxo de caixa para o novo sistema, escolham bem os fornecedores (observando o potencial de crédito), invistam em ativos que gerem créditos tributários e façam um planejamento tributário sólido e contínuo. "A Reforma Tributária já é uma realidade e vai impactar diretamente todas as empresas, independentemente do porte ou setor. Com mudanças significativas na forma de arrecadação e tributação, entender essas transformações agora é essencial para evitar custos desnecessários e manter a sustentabilidade do seu negócio", concluiu.
Novo Curso técnico e INTEGRACI
Durante o encontro, também foi apresentada uma iniciativa voltada à formação profissional de jovens. O Instituto Ivoti, em parceria com empresas locais, vai oferecer o curso técnico de Assistente Administrativo voltado ao programa Jovem Aprendiz. A formação terá dois anos de duração, é gratuita e seguirá as diretrizes do Ministério do Trabalho.
A primeira turma começa no dia 5 de agosto e já conta com três empresas parceiras confirmadas. O objetivo é preparar jovens de 14 a 24 anos para o mercado de trabalho e fortalecer a retenção de talentos nas empresas locais. “Queremos que esses jovens construam uma trajetória dentro das organizações, contribuindo para o futuro dos negócios”, destacou a organização.
Ao final da reunião, o diretor Fauston Saraiva convidou os presentes — e também outros associados e empresários da região — para a próxima edição do INTEGRACI, marcada para o dia 13 de junho, das 9h às 11h, na sede da ACI, em Novo Hamburgo. O evento visa promover integração entre os membros e apresentar os serviços oferecidos pela entidade também a potenciais novos associados. O case empresarial #SouAssociado dessa edição será apresentado por Natalino Conci, diretor da Di Mosaico. “A ACI é uma extensão das empresas e tem muito a oferecer aos associados. Participar do INTEGRACI é uma excelente forma de aproveitar tudo isso”, concluiu Saraiva.