Dirigentes do Consepro fazem apresentação na Câmara de Vereadores
Dirigentes do Conselho Comunitário Pró-segurança Pública de Novo Hamburgo (Consepro NH) fizeram uma apresentação institucional do órgão na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, 03, em sessão presidida por Cristiano Koller.
No dia 29 de agosto, o Consepro completou 45 anos de atuação como ponte entre a sociedade civil, o poder público e as forças de segurança. “É com orgulho e senso de responsabilidade que viemos apresentar o nosso trabalho e reforçar o compromisso com a segurança da nossa cidade”, disse o vice-presidente, Cristiano Crippa. Além de Crippa, estiveram presenets o presidente, Daniel Antônio de Campos, e outros integrantes da diretoria.
O Consepro é uma entidade civil, sem fins lucrativos, formada por representantes da sociedade organizada, que atua para apoiar, estruturar e fortalecer as instituições que compõem a segurança pública em Novo Hamburgo, como Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal / Susepe, CASE e Guarda Municipal.
Atuação do Consepro NH
Em sua apresentação, Crippa destacou que o Consepro atua faz aquisição e manutenção de viaturas e equipamentos, apoia a capacitação e o treinamento de agentes, realiza reformas e melhorias estruturais em delegacias e quartéis, viabiliza doações de materiais e kits de limpeza, desenvolve projetos em parceria com o setor privado e mobiliza a comunidade em prol da segurança.
As conquistas recentes do Consepro incluem manutenção em oito motos da ROCAM da Brigada Militar, doação de EPIs (luvas e balaclavas), construção de refeitório no 3º BPM, doação de drone à Polícia Civil, melhorias na 2ª DP (cabeamento, cortinas e vidros), substituição do telhado da garagem dos bombeiros, curso de aperfeiçoamento para 70 Guardas Municipais de Novo Hamburgo e Estância Velha e convênio com a Fenac/Loucura por Sapatos, levando o Consepro à feira para captar doações.
“Esses são apenas alguns exemplos de como cada doação, cada parceria, se transforma em resultados concretos”, disse Cristiano Crippa, que também destacou os desafios atuais do órgão, como alto custo de manutenção de estruturas e equipamentos, carência de efetivo e recursos operacionais, baixo volume de doações da comunidade e empresários e a ausência de investimentos diretos do Legislativo e Executivo no Consepro.
Pedido aos vereadores
O vice-presidente solicitou o apoio dos vereadores ao Consepro, que não substitui o Estado, mas fortalece a sua atuação. Para que possa avançar, precisa do apoio da Câmara de Vereadores para intermediação junto ao Executivo para a celebração de repasses e convênios e ajuda na busca de recursos para aquisição de equipamentos e viaturas. “O diferencial de investir via Consepro é a garantia de que o recurso ficará em Novo Hamburgo, atendendo às reais necessidades da nossa comunidade”, afirmou Crippa.