Conteúdo gerado por quem faz parte da empresa tem maior credibilidade

Por ACI: 31/07/2025

Um dos grandes desafios da atualidade nas empresas é a presença qualificada nas redes sociais. Muito embora exista uma enormidade de mecanismos e ferramentas para alcançar esse objetivo, uma estratégia ainda pouco explorada tem um potencial enorme: o conteúdo gerado pelos proprietários e colaboradores do empreendimento. Com a apresentação “Eles aparecem, a empresa cresce! Influenciador que vende se faz em casa!”, o especialista em marketing digital Marcus Tonin provou que, nesse caso, santo de casa faz milagre. Tonin foi o protagonista do Prato Principal de julho da ACI, realizado hoje, dia 31, no Centro de Eventos do Swan Novo Hamburgo.

Conforme revelou Tonin, a gestão de mídia social pode ser cansativa, mas é preciso ter em mente sua relevância. “Por isso, é preciso dispensar tempo a ela. E o tempo, nesse caso, está relacionado à percepção de importância das mídias sociais”, detalha. Entre as dicas, o especialista sugeriu que é necessário iniciar o trabalho — ou seja, as postagens — imediatamente, com os recursos disponíveis. “Você pode, e certamente vai errar. Porém, o medo não deve inviabilizar esse trabalho”, complementa.

Tonin informou que estudos apontam que empresas cujos proprietários ou líderes participam ativamente nas mídias sociais têm, em média, 46% a mais de performance comercial. “As pessoas não querem interagir com uma empresa sem rosto”, pondera. Dentro desse contexto, a presença de todos os colaboradores na criação de conteúdos é essencial, uma vez que os próprios integrantes das empresas são as pessoas mais confiáveis para falar sobre o empreendimento. Para 70% das pessoas, os colaboradores de uma empresa são as pessoas mais confiáveis. “E, quando o dono ou líder participa, dando exemplo, isso acaba influenciando os demais”, destaca.

Muito embora o engajamento coletivo seja vital para um conteúdo de qualidade, Tonin alerta para a necessidade de haver alguém ou algum setor responsável pela coordenação geral da gestão das mídias sociais. Também é essencial que o conteúdo transmita uma verdade e não seja meramente um discurso para atrair engajamento. “Há uma diferença entre dizer ser alguma coisa e ser isso de fato.”

Por fim, o especialista em marketing digital ressaltou que não há motivos para ter vergonha de fazer postagens, vídeos e outras ações na internet. Problemas e imperfeições são normais no processo, principalmente no início. Porém, com o passar do tempo, vamos aprimorando essas ações, e elas se tornam naturais. “Por muito tempo, eu fui o cara que achava que todos que faziam isso eram idiotas, pois era crítico demais. Mas agora eu sou esse ‘idiota’, mas um que faz”, concluiu.

ACI em destaque

Na abertura do evento, o presidente da ACI, Robinson Klein, falou sobre os desafios que o setor empresarial está enfrentando neste momento com a tarifação norte-americana sobre produtos brasileiros, que deve entrar em vigor no dia 6 de agosto. “Sempre superamos desafios, e desta vez não será diferente. Como uma entidade empresarial representativa, estamos tomando diversas medidas para tentar mitigar os efeitos dessa crise”, afirmou.

A visita da ACI ao cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre, Jason Green, que ocorrerá no dia 7 de agosto, foi uma das ações destacadas. Na oportunidade, Green receberá, além do presidente, o diretor Fauston Saraiva e a vice-presidente de Internacionalização da ACI, Sheila Bonne.

Klein também destacou o Programa Essência Inovadora, ação inédita entre a ACI e o Sebrae RS. O programa será desenvolvido, de forma presencial, nos meses de outubro e novembro, na própria ACI, totalizando 14 horas de duração. O objetivo é desenvolver, nos participantes, competências práticas em cultura de inovação e inovação aberta, por meio de workshops interativos e consultorias direcionadas, visando à aplicação direta nos seus negócios. Por fim, ele chamou a atenção do público para o evento dos 105 anos da ACI, que será celebrado no dia 21 de outubro, no Teatro Feevale. 

Patrocínio máster: Sicredi Pioneira, Doutor Clin e Massa FM Porto Alegre

Patrocínio: Cigam Software Corporativo, Unimed Vale do Sinos e Revista Expansão - 25 anos

Apoio máster:  Universidade Feevale e Sebrae

Apoio: Conexo Logístics e Traduzca

Receba
Novidades