Comunicado da Fiergs detalha acordo que amplia acesso do Mercosul ao mercado europeu
Por ACI: 20/01/2026
O Conselho de Comércio Exterior (Concex) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) elaborou um comunicado técnico sobre o acordo comercial firmado entre o Mercsoul e a União Europeia no dia 17 de janeiro de 2026, em Assunção, no Paraguai.
Na oportunidade, os países integrantes do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e a União Europeia assinaram o Acordo de Parceria (European Union and Mercosur Partnership Agreement – EMPA, na sigla em inglês) e o Acordo de Comércio Provisório (Interim Trade Agreement – ITA, na sigla em inglês), consolidando um marco abrangente para o aprofundamento das relações comerciais, de investimento e de cooperação entre as duas regiões.
A assinatura encerra um processo negociador iniciado em 1999 e reafirma o compromisso dos blocos com a integração econômica, a previsibilidade regulatória e a cooperação internacional em um contexto de crescentes tensões comerciais globais.
Do ponto de vista comercial, o acordo amplia de forma expressiva o acesso do Mercosul ao mercado europeu, composto por cerca de 450 milhões de consumidores e responsável por aproximadamente 15% do PIB mundial. A União Europeia compromete-se a eliminar tarifas para 92% das exportações do Mercosul, correspondentes a cerca de US$ 61 bilhões, além de conceder acesso preferencial adicional para 7,5% das vendas externas do bloco, estimadas em US$ 4,7 bilhões. Com isso, praticamente a totalidade das exportações do Mercosul passa a contar com condições preferenciais de acesso ao mercado europeu.