Comitê vai revisar atualização do Plano Diretor de NH
A ACI é uma das entidades empresariais que vão integrar, juntamente com representantes da administração municipal, o comitê que vai analisar e propor alterações na minuta do novo Plano Diretor de Novo Hamburgo. A proposta apresentada por uma empresa contratada, com mudanças nos índices construtivos, entre outras, é considerada inadequada para as necessidades da cidade. Conforme o vice-presidente de infraestrutura da ACI, Maicon Schaab, os integrantes serão indicados em breve e o comitê deve finalizar os trabalhos em setembro. As alterações propostas serão apresentadas em audiência pública e, após, irão à votação na câmara de vereadores, que apoia a revisão.
O tema foi um dos abordados durante a reunião mensal do Conselho Deliberativo da ACI nesta quinta-feira, 10, sob a coordenação do presidente Robinson Klein. Outro destaque foi a apresentação do evento em comemoração aos 105 anos da entidade, que ocorrerá no dia 21 de outubro. A programação será anunciada em breve.
O diretor Fauston Saraiva informou que os associados da ACI têm condição especial para inscrição no MBA em gestão da inovação que a Ftec Faculdade realizará a partir de outubro. O objetivo é a formação de heads de inovação para empresas de diferentes setores. Saraiva também destacou a ação judicial ganha pela entidade que permite às empresas associadas compensar em dobro as despesas com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a participação em evento da Aliança para Inovação de Novo Hamburgo e a correalização do Emprega Novo Hamburgo, feira em que 35 empresas ofereceram mais de 500 vagas de trabalho. A ação recebeu sugestões para as próximas edições, que deverão ser realizadas nos bairros da cidade.
Assuntos das vice-presidências
André Momberger, VP de Economia, comentou as divergências entre o Congresso e o governo federal em relação à proposta de aumento da alíquota de IOF e disse acreditar que a taxação de 50% aos produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira, 09, será reduzida através de negociações das equipes de diplomacia dos dois países.
Cristine Schneider da Rocha, VP de Educação e Cultura, comemorou a grande adesão de alunos de escolas municipais de Dois Irmãos e Ivoti ao Projeto ACI Talks no primeiro semestre e propôs a participação da ACI em iniciativas para mobilizar empresários para a Mostratec 2025.
Giuliano Hoffmann, VP de Inovação e Tecnologia, citou o sucesso da primeira etapa do projeto piloto para aproximação de empresas, acadêmicos e instituições de ensino da região. A atividade ligada ao Comitê de Internacionalização da ACI, foi realizada com alunos do curso de Comércio Exterior da Universidade Feevale, aos quais foram apresentadas duas soluções desenvolvidas pela startup Floki Sys. Os acadêmicos tiveram grande engajamento durante a apresentação e elaboração de um plano de negócios internacionais à empresa, conforme Hoffmann, que fez a apresentação a pedido da vice-presidente de Internacionalização, Sheila Bonne, que não pode estar presente.