Entidade promove evento para comemorar 105 anos, em outubro

Por ACI: 15/08/2025

O Conselho Deliberativo (Consed) da ACI reuniu-se nesta quinta-feira, 14, para apresentação das ações da diretoria executiva e das vice-presidências. Na reunião mensal, coordenada pelo presidente em exercício, Gabriel Müller, também foram apresentados o novo gestor comercial, Vubio Dalla Vecchia, e os indicadores da entidade em julho, que revelam aumento do número de associados.

O diretor Fauston Saraiva destacou que, no dia 21 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Feevale, a ACI promoverá evento em comemoração aos seus 105 anos. Empresas associadas e parceiras podem vincular suas marcas à atividade, através das modalidades de patrocínio máster, patrocínio e apoio. A equipe comercial realiza contato com empresas da região, que podem obter informações pelo fone 51 2108.2108.

Atividades das vice-presidências

O vice-presidente de Infraestrutura, Maicon Schaab, informou que os 16 participantes destacaram a acolhida recebida durante a primeira reunião do comitê, realizada em 29 de julho, em que foram definidas demandas de incorporadoras e imobiliárias da cidade e colocada em prática a primeira ação, de acesso a informações, junto à prefeitura, de proprietários de imóveis do município. A próxima reunião ocorrerá no dia 15 deste mês, na ACI.

A vice-presidente de Governança e Planejamento, Maria Cristina Bohnenberger, definiu como positiva a missão empresarial a Santa Catarina, na última semana, onde foram visitados o Ágora Tech Park, em Joinville, e as empresas Duas Rodas e Weg, em Jaraguá do Sul. Também destacou que está em andamento a etapa de avaliação de empresas inscritas no Prêmio Qualidade Vale do Sinos, cuja premiação ocorrerá no dia 12 de novembro, no Salão de Atos da Universidade Feevale.

A vice-presidente de Educação e Cultura, Cristine Schneider da Rocha, destacou a presença em eventos de lançamento do Livro Blitz, a Fada do Caneco de Porcelana, no dia 25 de julho, e do Projeto Escola Segura, nesta quinta-feira. Informou que o projeto ACI Talks já soma 1.360 alunos beneficiados nas agendas em 2025 e destacou a importância da presença de empresários na Mostratec 2025, em outubro.

Vice-presidente de Comércio e Turismo, Inês Vaz comentou a participação nos dois Encontros do Comércio da Região Central de Novo Hamburgo, cujo objetivo é debater e definir ações para revitalizar as atividades dos estabelecimentos comerciais do Centro. Ações prioritárias serão desenvolvidas em quatro áreas nos próximos meses.

Ecossistemas de inovação

A vice-presidente Regional de Dois Irmãos, Liliane de Almeida, informou que os integrantes do grupo de trabalho para formatação do ecossistema de inovação do município realizarão a terceira reunião na próxima semana para definir os projetos prioritários nas áreas de educação, indústria e sustentabilidade. Em Estância Velha, conforme o vice-presidente Regional, Gabriel Müller, também está em curso a estruturação de um ecossistema de inovação, envolvendo poder público, Sebrae RS e representantes de empresas e instituições locais.

Assuntos institucionais

O diretor Fauston Saraiva disse que a ACI foi a primeira entidade a desenvolver ações em defesa das empresas associadas exportadoras atingidas pelo tarifaço dos Estados Unidos. Informou que a entidade enviou correspondência à Presidência da República solicitando a adoção de medidas que beneficiem também as empresas indiretamente atingidas e sobre a reunião positiva com o consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, no dia 07. No encontro, além do pedido de abertura de um canal diplomático para negociações entre os dois países, a comitiva da ACI apresentou informações do The South Base, movimento que busca ampliar as exportações de calçados private label aos Estados Unidos.

Saraiva também saudou a comemoração de mais uma câmera de monitoramento do projeto Cidade Segura, desta vez esquina da Avenida Maurício Cardoso com a Rua Gomes Portinho, em Novo Hamburgo. O programa é uma parceria com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Novo Hamburgo e a DGT Tecnologia. A cada dez totens adquiridos por associados, um é doado ao Consepro NH para instalação em local estratégico.

A entidade, conforme o diretor, aguarda para breve a liminar ao mandado de segurança coletivo impetrado contra a majoração do IOF e vai apoiar um projeto na área de infraestrutura ou inovação a ser encaminhado pela prefeitura municipal à Consulta Popular 2025.

 

 

Receba
Novidades