Comitê da Regional Estância Velha sedia palestra sobre transformação digital

Por ACI: 24/11/2020

Em sua reunião mensal de novembro, coordenada pelo vice-presidente Leandro Kolling, o Comitê da Regional ACI Estância Velha recebeu nesta terça-feira, 24, o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da entidade, Robinson Klein, para palestra sobre transformação digital dos negócios e das pessoas.

Segundo Klein, ao se falar em transformação digital, é preciso ter em mente que o que muda são as pessoas e o digital é o meio pelo qual a transformação ocorre nas empresas. E o que se verifica atualmente é uma aceleração das transformações, que, na verdade, ocorrem há muitos anos.

“Não é uma opção fazer a transformação digital. Se a empresa não a fizer, a concorrente a fará e ela deixará de ser competitiva”, afirmou Klein, para quem a única coisa certa é a mudança.

A essência da transformação digital é simples, pois significa mudar a forma de pensar e viver. E não é somente implementar novas tecnologias, embora elas estejam disponíveis em grande quantidade, sejam fáceis de utilizar e tornem mais rápida a execução de processos e atividades nas empresas. Quem faz a transformação digital são as pessoas e a base do processo é a cultura da empresa voltada à inovação.

Não é necessário, conforme o palestrante, conhecer todas as tecnologias que estão sendo desenvolvidas, mas sim aquelas que podem ser úteis à empresa para tornar as suas atividades mais rápidas. Uma destas tecnologias é a Inteligência Artificial, que, conforme Klein, se autorrenova a cada dia, supera a capacidade de qualquer ser humano e, em um curto período, vai estar presente no dia a dia das empresas e das pessoas, melhorando a qualidade de vida e a renda dos que a utilizarem.

A pauta de reunião também contemplou outros assuntos, como o resultado das eleições municipais em Estância Velha - que elegeu para prefeito Diego Francisco e renovou todos os nove vereadores para a próxima legislatura – e a volta às aulas. “Em resposta a uma correspondência enviada pela Regional da ACI, a prefeitura municipal informou que as escolas municipais não retomarão as aulas este ano devido a fatores como gastos elevados, 30% do efetivo pertencente ao grupo de risco e preferência de 80% dos pais (identifcada em pesquisa) pela continuidade da suspensão temporária”, afirmou Kolling.

Sobre o Parque Industrial e Tecnológico José Portella Nunes (Evetec), o representante da ACI, Ismael Kaiser, informou que estão sendo instaladas placas de indicação nas rodovias RS-239 e RS-240 e empresas solicitaram unificação de lotes ou prorrogação do prazo para construção e início das atividades, entre outras questões.

Ao final da reunião, foram apresentados os próximos eventos da ACI-NH/CB/EV, como o Webinar Descomplicando a LGPD, no dia 27, o Webinar Economia & Negócios, no dia 1° de dezembro, com o economista Marcos Saravalle, e o Prato Principal Híbrido, no dia 17 de dezembro, cujo palestrante é o Prof. Dr. Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale.