Bonneterie, o peso de uma marca que aposta na leveza
Leveza, conforto e matéria-prima de excelência são marcas registradas das malhas Bonneterie, empresa criada em 1987 e que hoje é referência em qualidade, elegância e inovação. O case de sucesso foi um dos destaques da reunião mensal do Comitê de Jovens Empreendedores da ACI, realizada hoje (3), no Espaço Conexão. A trajetória da marca foi apresentada por Emílio Strassburger, diretor da empresa.
Fundada em Porto Alegre pelo casal Irio e Antonina Strassburger, a Bonneterie começou de forma artesanal, em um pequeno espaço no bairro Moinhos de Vento. Ele, com ampla experiência técnica em malharia; ela, com paixão e talento pelo tricô artesanal. Da união dessas habilidades nasceu uma marca que se tornaria sinônimo de qualidade e estilo.
Com o passar dos anos, a empresa familiar chegou à segunda geração, com a entrada dos filhos Carlos e Emílio Strassburger. Hoje, Emílio está à frente do negócio e mantém o compromisso com a excelência. Após a saída dos pais e do irmão, ele assumiu integralmente o comando, que segue até hoje.
Desde o início, a Bonneterie teve como diferencial a busca pela “matéria-prima perfeita”, inspirando-se nos melhores produtos europeus e sendo pioneira no uso de fibras extrafinas no Brasil. Entre os materiais utilizados estão linho e viscose italianos, cashmere, lã merino, lã alpaca, algodão pima e modal — elementos que garantem leveza, conforto e durabilidade às peças.
A marca também desmistificou a ideia de que o tricô é exclusivo do inverno. Ao desenvolver linhas para o verão, apostou em matérias-primas que proporcionam frescor e alta absorção de umidade, reafirmando sua filosofia de oferecer conforto em todas as estações. “Embora nossas referências de moda sejam europeias, tivemos que ‘tropicalizar’ os artigos para adaptá-los à nossa realidade”, explicou Emílio.
O compromisso com a sustentabilidade é outro pilar da Bonneterie. A empresa adota práticas responsáveis em toda a cadeia produtiva, como o uso da tecnologia 3D para confeccionar peças sem costura, reduzindo o desperdício de material. A fábrica, com 2.500 m² de área, conta com 24 máquinas retilíneas — três delas dedicadas a peças prontas. Já a empresa conta com uma equipe de 150 colaboradores, entre fábrica e lojas.
Fábrica e lojas
A produção funciona em três turnos na tecelagem e um na costura, de segunda a sexta-feira, com reforço nos sábados e feriados durante o inverno. A capacidade atual é de 500 peças por dia, operando em 100% da sua potencialidade — um desafio que reforça o cuidado em crescer sem abrir mão da sustentabilidade. “Justamente por trabalharmos com toda a nossa capacidade, não pensamos em operar com private label”, detalhou o diretor.
Com nove lojas próprias distribuídas entre Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná, a Bonneterie segue expandindo. O novo projeto de franquias promete levar a marca a outros shoppings sem custo para os franqueados. O e-commerce já representa entre 15% e 20% do faturamento, e a presença digital é fortalecida por uma base de mais de 100 mil seguidores no Instagram, com destaque para as live shops.
Ao encerrar a apresentação, Emílio destacou que os maiores desafios são fortalecer a marca, consolidar uma base sólida de clientes e definir os principais canais de atuação. “Chegar a 38 anos é motivo de orgulho, alegria e sucesso”, concluiu.
Outros importantes assuntos
Na reunião do comitê, coordenada pela vice-presidente Marceli Rosa, outros temas importantes foram abordados. Marceli reforçou a informação de que deixará o comando do grupo, mas seguirá atuando no comitê. Para o biênio 2026/2027, a liderança passará a Maiara Nunes Pereira, da Diplast Indústria e Comércio de Plásticos. Ela já foi diplomada no evento de 105 anos da ACI, realizado dia 21 de outubro. Neste último bimestre, em 2025, será conduzido o processo de sucessão, com análise de projetos e início do planejamento para 2026.
Também ficou definido que, na última reunião do ano — marcada para 1º de dezembro —, será feita a análise do livro “Dar e receber: Uma abordagem revolucionária sobre sucesso, generosidade e influência”, de Adam Grant.
A redução do número de eventos da ACI para o próximo ano, com o objetivo de qualificar e tornar as ações mais assertivas, também foi discutida pelo grupo, cuja confraternização de final de ano está agendada para o dia 27 de novembro.