Aprenda como fazer retenção de talentos na sua empresa

Por ACI: 17/06/2019

Manter os bons profissionais nas empresas, preservando-os e evitando que eles saiam por motivos diversos é tarefa da administração do RH. Assegurar o capital humano significa elevar o nível da liderança. Os bons gestores que têm um olhar mais sensível e apurado estão identificando os seus talentos.

Entenda a importância da avaliação de desempenho

Esta ferramenta favorece e traz grandes benefícios ao processo de gestão de pessoas.  Muitos colaboradores são contratados no processo de recrutamento e seleção, e a empresa espera o melhor de cada um deles. Porém, as organizações desejam que eles desenvolvam compreensão do negócio, competências técnico-profissionais específicas e competências sociais.

Saiba como identificar os jovens talentos internos na empresa

Como resultado dessa avaliação de desempenho, é possível analisar o comportamento do funcionário ou de toda uma equipe. Podendo observar e diagnosticar o colaborador durante um determinado período de tempo. Se ele sabe agir, sabe se comunicar, sabe o que e o por que faz.

Acompanhe o trabalho dos colaboradores

É fundamental que o colaborador sinta-se seguro em desenvolver uma tarefa. O acompanhamento pelo gestor transmite maior confiança e faz com que ele coloque em prática novas ideias.

Analise as competências comportamentais

O autoconhecimento leva os colaboradores a conhecer suas habilidades, o seu potencial e também adquirirem consciência das suas fragilidades. Muitas empresas investem na contratação do coaching — profissional que ajuda os funcionários nessa autopercepção, contribuindo muito na construção dos comportamentos imprescindíveis e na criação de um bom clima na organização.

Descubra o verdadeiro potencial de cada colaborador

Conquistar os jovens com potencial é a grande resposta para a retenção de talentos. Ao estabelecer uma relação de transparência e automaticamente de confiança, há transmissão de valores e não apenas conhecimentos técnicos. Essa troca faz com que sejam assumidas novas responsabilidades, sendo uma excelente oportunidade para desenvolvimento de outras habilidades e inovação nos negócios.

Importância do feedback

Como melhorar sem saber o que fazer? A importância do feedback é fundamental para o desenvolvimento do profissional. Porém, é importante que seja tanto para comunicar alguma possível correção como para elogios de ações que foram altamente eficazes.

Ao identificar talentos internos, muitas organizações criam métodos de alternância de cargos — o objetivo é que os colaboradores exerçam variadas funções, adquirindo novos aprendizados e desenvolvendo habilidades múltiplas. Isso permite desenvolver o potencial de cada colaborador, que até então era desconhecido, esse sistema possibilita retenção e maior engajamento dos profissionais.

Aline Daubermann

Fonte: Kienbaum