Ações para promover comércio e turismo em Novo Hamburgo
O Comitê do Comércio e Turismo da ACI debateu, durante reunião mensal nesta terça-feira, 02, coordenada pela vice-presidente Inês Vaz, o encontro do comércio da região central de Novo Hamburgo, realizado na última terça-feira, 01, para ouvir as sugestões dos lojistas em relação às ações necessárias à atração de consumidores.
Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Smdeit) e entidades empresariais, a atividade vai dar origem a um documento com ações prioritárias em várias áreas nos próximos meses. “O objetivo é ajudar o comércio do Centro a evoluir aos poucos”, disse Luís Paulo Kayser, diretor de Desenvolvimento Econômico da Smdeit.
Turismo em Rede
Durante a reunião do comitê, a diretora de Turismo da Smdeit, Juliane Mello, apresentou ações recentes do projeto Turismo em Rede, lançado em maio. Conforme ela, estão sendo feitas visitas técnicas com foco na escuta ativa e aproximação com o trade turístico de Novo Hamburgo. A iniciativa contempla encontros presenciais com diferentes segmentos do setor, promovendo o diálogo direto com empreendedores e trabalhadores da cadeia do turismo.
Nos meses de maio e junho, foram visitados hotéis, cervejarias e o Teatro Feevale, cujas demandas foram acolhidas. Nestes encontros, também foram apresentados os propósitos da atual gestão e compartilhadas as diretrizes da política pública de turismo para o município.
O projeto tem como meta ampliar o reconhecimento de Novo Hamburgo como destino turístico e envolver ativamente os profissionais locais. “Estamos construindo um novo olhar sobre a cidade. O Turismo em Rede busca valorizar o que temos de melhor, criando pontes entre o poder público e o setor privado. Essas visitas são momentos fundamentais de escuta e construção coletiva, onde conseguimos entender os desafios e potencialidades de cada empreendimento”, afirma.
Nas visitas, também foi oferecida aos hoteleiros a capacitação Redescobrindo Novo Hamburgo, iniciativa voltada à valorização da história local e ao aprimoramento do atendimento aos visitantes. A proposta visa reforçar o sentimento de pertencimento e promover experiências mais significativas aos turistas que visitam a cidade. A agenda seguirá nos próximos meses, com novas ações de engajamento e qualificação voltadas aos demais segmentos do setor.
Marketing & Vendas
A reunião mensal do Comitê do Comércio e Turismo também contou com a presença de nova integrante - Liziane Froehlich, diretora da F4 Acessórios - e debateu o evento Marketing & vendas, realizado em 05 de junho e que destacou a importância das estratégias para o sucesso das vendas. O palestrante, Lucas Poggere, sócio da Fayol Consultoria Empresarial, enfatizou que, sem estratégia, não há venda e é preciso deixar o improviso para escalar de verdade. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes ao evento, no auditório da ACI.