Ações institucionais, próximos eventos e projetos da Fundação Semear marcam reunião mensal
Por ACI: 19/03/2026
A apresentação de ações institucionais da ACI, a presença da gestora social da Fundação Semear, Ana Paslauski, e o debate de eventos e projetos previstos marcaram a reunião mensal do Comitê Regional de Campo Bom nesta quinta-feira, 19, coordenada pelo presidente regional, Eduardo Luiz Gottlieb.
O diretor, Fauston Saraiva, destacou o adiamento do lançamento do edital do Bloco 1 de concessão de rodovias, que prevê a instalação de novas praças de pedágio na RS-239 e na RS-115, entre outras rodovias, onerando os usuários que se deslocam de Novo Hamburgo para Taquara e outras cidades. A oposição ao modelo proposto é uma das pautas do Comitê Regional de Campo Bom. Saraiva também informou sobre a realização de evento para debater o aumento de furtos ao comércio de Novo Hamburgo, nesta quarta-feira, 18, com a presença de comandantes de órgãos de segurança, e o manifesto contrário à Resolução Gecex 852/2026, que elevou o imposto de importação de bens de capital e eletrônicos.
Fundação Semear
A convite, a gestora social, Ana Paslauski, apresentou informações sobre a Fundação Semear, que completa 30 anos em outubro. A instituição mantém, em Novo Hamburgo, o Centro de Vivência Redentora (CVR), programa social de atendimento direto que beneficia 110 crianças e adolescentes de seis a 16 anos. No contraturno escolar, os alunos participam de oficinais de danças criativas, judô, balé e teatro, entre outras. “No ano passado, atendemos 180 crianças e servimos 22 mil lanches”, disse Ana. A Fundação Semear também mantém o Projeto Vencer, de iniciação profissional, que oportuniza a jovens 14 a 18 anos o acesso a informações básicas para atuação no apoio à rotina administrativa de empresas da região.
Banco de Investimento Social
Também mantido pela FS, o Banco de Investimento Social (BIS) promove o fortalecimento, a ampliação e a qualificação do trabalho desenvolvido em 50 organizações sociais gaúchas. O Balcão de Doações faz a ponte entre a demanda e a doação de itens para organizações. A Semear recebe e avalia as doações e faz o repasse a partir da demanda das necessidades averiguadas. Balcão de Projetos é um espaço para as demandas sociais que precisam de apoio para sua concretização por meio do investimento social privado.
A Fundação Semear entende que o aprimoramento da gestão social é necessário para a eficácia das ações empreendidas por organizações do Terceiro Setor. Durante o ano, a Instituição promove cursos, palestras e consultorias.
Projeto ACI Talks
Na reunião mensal, a secretária Lilian Josiane da Silva Przygoda, a pedido da vice-presidente de Educação e Cultura, Cristine Schneider da Rocha, convidou os integrantes a participarem, como voluntários, do Projeto ACI Talks, que promove bate-papos de empresários com alunos de escolas públicas dos cinco municípios que formam a base de atuação da ACI. A edição de 2026 terá início em maio e se estenderá até outubro, beneficiando milhares de alunos do 8º e do 9º ano, do EJA, do Projeto Aprendiz e do Ensino Médio.
Conecta Regionais: CB
Um dos eventos promovidos pelo comitê, o Conecta Regionais: Campo Bom tem a próxima edição prevista para o dia 9 de abril, às 18h30min, no auditório do Feevale Techpark. O tema liderança corporativa como visão educacional será apresentado por Leandro Rodrigues, empresário e mentor de negócios.