A nova Aduana de Novo Hamburgo foi tema de palestra na ACI
Novo Hamburgo/RS - Os auditores-fiscais da Receita Federal Marcelo Lodeiro, chefe da Seção de Administração Aduaneira da Delegacia da RFB em Novo Hamburgo, e Sedinei Antunes de Souza Júnior, chefe da Equipe de Despacho, Gerenciamento de Risco e Pesquisa e Seleção Aduaneira, palestraram na manhã de quarta-feira (26), na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Eles abordaram o tema "Mudanças empreendidas na Seção de Administração Aduaneira da Delegacia da RFB em Novo Hamburgo". Também no evento, Ramon Arnold, executivo comercial da Multi Armazéns Porto Seco, fez a apresentação institucional do Porto Seco de Novo Hamburgo, acompanhado de Alex Hennemann, fiel depositário da Multi Armazéns Porto Seco. A palestra também contou com a presença do delegado da Receita Federal do Brasil em Novo Hamburgo, Luiz Fernando Lorenzi.
Entre os tópicos tratados, estavam as alterações na estrutura da Aduana com reflexos nos serviços prestados, utilização da tecnologia na administração aduaneira, ferramentas de controle do despacho pelo próprio importador e a otimização dos procedimentos aduaneiros, assim como a apresentação da estrutura do Porto Seco, vantagens operacionais, planejamento estratégico e dificuldades encontradas.
"O processo de trabalho da Aduana foi segmentado e ajustado para que todas as pessoas soubessem a quem se dirigir no caso de qualquer esclarecimento e encaminhamento e as alterações de estruturas estão diretamente ligadas ao planejamento da Receita Federal", destacou o chefe da Seção Aduaneira em Novo Hamburgo, Marcelo Lodeiro. "Devido as demandas que recebemos, as mudanças feitas a partir de sugestões estão obtendo resultados positivos", complementou ele, reforçando que a Receita Federal vem trabalhando para diminuir cada vez mais o tempo utilizado para o desembaraço de mercadorias.
Já o chefe da Equipe de Despacho, Gerenciamento de Risco e Pesquisa e Seleção Aduaneira, Sedinei Antunes de Souza Júnior, apresentou os procedimentos e processos desenvolvidos. "Temos um panorama favorável aqui em Novo Hamburgo, que nos permite mudanças que findam com alguns paradigmas e nos possibilita trabalhar de forma diferenciada, com sistemas atuais", observou ele, citando a evolução do desenvolvimento tecnológico, com a modernização de alguns sistemas da Receita Federal, além do comprometimento de pessoal alinhado com as mudanças. "Tivemos uma maior integração com a união de todos os auditores em um único ambiente, o que facilita ainda mais a troca de informações imediatas, tornando o despacho mais rápido", ressaltou. Ele também observou a atualização de aplicativos disponibilizados, o que moderniza os processos.
Ramon Arnold apresentou a estrutura do MultiArmazéns - Porto Seco de Novo Hamburgo. "Temos condições de receber muitos conteineres, veículos e implementos agrícolas. Estamos numa localização privilegiada, a 40 quilômetros do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e a 351 quilômetros do Porto de Rio Grande, e somos a única empresa no Rio Grande do Sul a oferecer conjuntamente serviço de armazenagem geral, alfandegada e transporte de maneira integrada, nacional e internacional", afirmou.
Clique Aqui para visualizar os slides da palestra: Alteração estrutural na Aduana
Clique Aqui para visualizar os slides da palestra: Alterações procedimentais/operacionais
Clique Aqui para visualizar os slides da palestra: Porto Seco de Novo Hamburgo – Apresentação
De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 26/03/2014