A importância do Dia Internacional da Proteção de Dados para as empresas

Por ACI: 30/01/2024

Numa sociedade conectada, regida por dados, a celebração do Dia Internacional da Proteção de Dados, em 28 de janeiro, oferece às empresas a oportunidade de refletir e revisar estratégias relacionadas ao tratamento e à proteção de dados pessoais.

A data reforça a importância de adotar uma gestão responsável e segura no que diz respeito ao uso lícito de informações pessoais, protegendo dados de clientes e de funcionários, e assegurando a realização de negócios seguros.

Leis como o GDPR (General Data Protection Regulation), na União Europeia e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), no Brasil, demonstram a importância da proteção de dados na nova economia, pois impõem penalidades às empresas que não se adequarem aos preceitos legais.

A adequação à legislação brasileira abrange, por exemplo, a revisão de processos internos de coleta, armazenamento e descarte de dados, a revisão de protocolos de segurança, e investimento em treinamentos para educar funcionários sobre o tema, de modo a difundir a cultura da privacidade e da proteção de dados dentro da organização.

Portanto, o Dia Internacional da Proteção de Dados é mais do que uma data no calendário, servindo de lembrete sobre a responsabilidade contínua que os empresários têm de proteger as informações pessoais a eles confiadas.

Reconhecendo a importância do assunto e adotando as providências necessárias, empresários não apenas estão cumprindo obrigações legais, mas também se posicionando como líderes éticos na era digital.

Izabela Lehn – Advogada
Vice-presidente jurídica e integrante do Comitê Jurídico da ACI-NH/CB/EV/DI