Workshop Governança Corporativa reuniu grandes empresas na ACI

Por ACI: 26/11/2015

Novo Hamburgo/RS – O Comitê de Jovens Empreendedores da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, em parceria com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), promoveu, na manhã de quinta-feira (26), o Workshop Governança Corporativa, no Auditório da ACI. Com o tema “A Governança Corporativa que cria valor para as empresas”, representantes familiares de grandes marcas do Estado palestraram no evento: Lojas Pompéia/Gang, Piccadilly e Grupo JMT (Planalto).

A sócia do Grupo Lins Ferrão-Lojas Pompéia e Gang, Fernanda Ferrão Guimarães, diretora de Treinamento e Desenvolvimento da rede e membro do FNB (Family Business Network – Brasil), abordou o tema governança, fortalecendo os valores da família e da empresa. Fundada em Camaquã, em 1953, a marca Pompéia, rede de departamento com foco em moda, possui 74 lojas no Rio Grande do Sul. No início de dezembro inaugura mais uma, em Gramado. Em 2013, ao completar 60 anos, a empresa adquiriu a Gang. Somando as duas marcas, atualmente possuem 114 lojas no Estado e em Santa Catarina, com mais de 3.500 funcionários. “Nossa diretoria é toda familiar e com qualificações. E estamos nos preparando para criar o Conselho de Administração, que passará a contar com externos. Hoje esta tomada de atitude é muito tranquila, mas há cinco anos não pensávamos assim”, relata Fernanda. Para chegar nesta decisão, foi realizado todo um trabalho com os integrantes da família, o que levou muitos anos. “Sucessão é um processo longo e complexo, que começa ainda na infância, envolve afeto, sentimentos, dor e amor. Exige dedicação e é preciso ter uma visão de continuidade”, explicou. A empresa está na sua terceira geração. “Nossos valores são muito fortes. E é isto que nos mantém no mercado”, afirma ela, complementando a importância da troca de experiências com outras empresas que já atuam ou pretendem implantar o sistema de governança corporativa. “É preciso ter sempre um olhar para o futuro, pois é um desafio manter viva a cultura da empresa”.

O diretor Industrial da Piccadilly, Marlon Almiro Grings, abordou o tema governança que teve seu início de processo em 2013 na empresa. Hoje eles já possuem os Conselhos de Família, de Sócios e, desde agosto deste ano, o de Administração. “Vemos como a oportunidade de eternizar nosso trabalho, criando regras”, relata ele que integra a terceira geração. A empresa já prepara a quarta para também entrar em ação. “Inicialmente, após nove esboços, enfim fizemos nosso acordo societário. E ao longo de todo o processo de governança familiar também se trabalhou o plano de sucessão. A governança nos permitiu deixar as diferenças em segundo plano e focamos naquilo que nos une, fortalecendo a família, a empresa e a sociedade, nos proporcionando o ambiente propício para que a perpetuidade de nossa empresa familiar possa ser alcançada”, resumiu Grings.
Entre as regras determinadas para a inclusão de familiares na empresa estão pontos como morar no exterior, falar fluentemente o inglês e também atuar antes em outros empreendimentos.

José Moacyr Teixeira Neto, sócio integrante do Conselho de Administração do Grupo JMT, formado em Economia, é neto do fundador da Planalto. Da terceira geração, integra o Conselho de Administração da holding JMT. Com 1.700 colaboradores, atuam em vários seguimentos como a Planalto Transportes, Planalto Encomendas, Veisa Veículos, RGS Agrícola, Planalto Turismo e a JMT Agropecuária. “Nosso primeiro trabalho de governança foi realizado em 1988, na transição da primeira para a segunda geração”, observou. Em 2003 foi efetivada a construção do acordo de sócios entre os quatro núcleos familiares, que hoje está na quarta geração. “Foi o início da busca de informações, contatos com os consultores e, em 2008, iniciamos efetivamente o processo. E sua importância é muito grande, pois verificamos de perto o que sempre dizia meu avô: se você não simpatiza com o negócio, não deve continuar. Você tem que gostar do que faz. É isso que permite que a superação das adversidades e o enfrentamento de desafios”, ressaltou.

Após a explanação de cada uma das empresas, ocorreu o debate tendo como mediador o coordenador do IBGC Capítulo Sul, Ubirajara dos Santos Vieira. “Governança gera valor no Planejamento Estratégico. As boas práticas otimizam a companhia, criando longevidade. As empresas precisam se perpetuar, além de seu fundador”, pontuou o coordenador. “Todo aquele que se compromete com a governança corporativa é reconhecido pelo mercado”, afirmou, ao citar a disponibilização de forma online, da quinta edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa pelo IBGC.

O vice-presidente de Jovens Empreendedores da ACI, Miguel Vieira, que a partir da próxima gestão agrega governança em sua pasta, destacou a renovação da parceria da ACI com o Instituto, o que vai proporcionar novos eventos a serem realizados sobre o tema, com empresários de destaque. O patrocínio do Workshop foi de Alternativa Contabilidade especializada em Construtoras/Incorporadoras; Tondo Desenvolvimento de Famílias Empresárias e Empresas Familiares; e Valian Contabilidade e Assessoria Empresarial.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 26/11/2015