Transformação digital dos negócios foi tema de abertura do Workshop on-line Governança, Inovação e Qualidade

Por ACI: 15/09/2020

Evento segue até quinta-feira, sempre das 17h às 18h30min. Palestra de hoje será com José Galló, presidente do Conselho de Administração de Lojas Renner

Novo Hamburgo/RS – O CEO da Cigam Software Corporativa, Robinson Oscar Klein, também vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha abriu a primeira palestra do Workshop on-line Governança, Inovação e Qualidade no Atual Momento, que teve início na segunda-feira (14). A programação será desenvolvida até quinta (17), sempre das 17h às 18h30min. Quatro palestras com empresários de diferentes setores estão sendo apresentadas.

Robinson Klein tratou sobre a transformação digital dos negócios, tema que vem debatendo há quatro anos, por meio de palestras em todo o Brasil, para empresas privadas e gestões públicas. “O resumo deste assunto trata-se, na verdade, de uma transformação cultural muito mais do que tecnológica, e sempre vai estar se atualizando”, pontuou ele, ao argumentar a importância de utilizar todo esse movimento de explosão digital neste novo momento.

Segundo ele, o que muitos denominam de quarta revolução industrial é, em suma, a real efetivação da Indústria 4.0. “A principal mudança é a cultura do planeta na forma de pensar e viver, e é fundamental acompanharmos, de forma que as empresas se adequem e, de fato, participem deste movimento”, ensinou. Klein enfatizou cinco pontos que necessitam ser analisados e colocados em prática para que a transformação digital dos negócios ocorra. De acordo com sua explanação, a essência da transformação compõe digitalização (o cronograma de novas tecnologias), desmonetização (exemplo da Kodak que não acompanhou as mudanças), democratização (a quantidade de dados que se multiplicam a cada dois anos), disrupção (evitar que as novas tecnologias levem as empresas ao fracasso) e desmaterialização ( a portabilidade das cadeias industriais seguindo para os aplicativos e smartphones). "E estas mudanças continuarão cada vez mais. Por isso é importante observar a curva de tecnologias emergentes, que farão muitas profissões surgirem e outras desaparecerem”, acentuou.

Robinson Klein afirmou que “toda esta evolução tem gerado um desafio muito grande para a área da computação”. O que, segundo ele, é algo positivo, que traz inovação, novos pensamentos e a chegada de oportunidades. Ele se referiu principalmente à computação quântica, citando o exemplo da rapidez de um trabalho que levaria 10 mil anos, em minutos. “As empresas que não inovam é por causa da resistência na mudança. Em 2019, e até em março de 2020, muitos não acreditavam em videoconferência e home office. Mudou a forma como a gente trata os negócios. As pessoas tiveram que aprender a ser mais resilientes, aceitando as mudanças. As empresas, e os empregos, estão se transformando”, complementou ele.

O Workshop teve a abertura oficial pelo presidente da ACI, Marcelo Lauxen Kehl, sendo coordenado pelo vice-presidente de Governança e Qualidade Diogo Leuck, contando com a moderação do empresário Gilberto Müller, integrante do Comitê.

Confira os demais palestrantes:

15/09 (HOJE) - Aprendizado dos Líderes em Tempos de Crise
 José Galló - Presidente do Conselho de Administração de Lojas Renner

16/09 - Governança e Cocriação
 Marco A. Schmitt - Diretor de Negócios da Box Print

17/09 - Liderança e mobilização em tempos desafiadores
 Alexandre Birman - CEO da Arezzo&Co

O evento é gratuito, sendo transmitido pelo Youtube Live. O link é enviado para cada dia, por e-mail, a partir da inscrição que pode ser feita pelo  http://www.acinh.com.br/evento/workshop-on-line-governanca-inovacao-e-qualidade-no-atual-momento . O Workshop tem a parceria do Transforma RS e o patrocínio de Domínio Tributário, Juenemann Corporate Governance, Lauermann Schneider Auditores Associados, Mesa Corporate Governance e Sicredi Pioneira RS. São mantenedores do Comitê Regional da Qualidade RS-Vale do Sinos a Exatus Contabilidade, a Lojas Paludo, a Sicredi Nordeste e a Unimed Vale do Sinos. Mais informações pelo fone 2108-2108 ou pelo e-mail capacitacao@acinh.com.br .

De Zotti Comunicações
Em 15/09/2020