Sonhos grandes, mente aberta e espírito empreendedor fazem XP Investimentos crescer

Por ACI: 19/10/2021

Outra atração do evento em comemoração aos 101 anos da ACI foi o talk show com Guilherme Benchimol, fundador e presidente do Conselho de Administração da XP Investimentos. Ele veio de São Paulo especialmente para o evento, que lhe surpreendeu, como revelou na conversa mediada pelo jornalista Mauro Moraes.

Guilherme Benchimol, carioca e formado em economia, iniciou sua carreira aos 18 anos, como estagiário em uma corretora de valores. Na sequência, trabalhou em outras duas corretoras, numa das quais foi demitido aos 24 anos. O que em um primeiro momento foi encarado como fracasso pessoal, na verdade foi o início de uma grande mudança em sua vida: passou de empregado a empreendedor, quando decidiu abrir seu primeiro escritório de agente autônomo em Porto Alegre, em maio de 2001.

Foi da percepção de que a maioria das pessoas não sabia investir em renda variável ou tinha insegurança na hora de fazer os primeiros negócios que a XP Investimentos passou a quebrar paradigmas no mercado, investindo em educação financeira para conseguir os seus primeiros clientes. Desde então, o seu maior propósito passou a ser ajudar o brasileiro a investir melhor, oferecendo assessoria em investimentos, taxa zero e ampla variedade de produtos.

Com essa fórmula, o negócio ganhou corpo e transformou poupadores em investidores e hoje atende a 3,5 milhões de clientes, possui 6 mil colaboradores e tem R$ 850 bilhões de investimentos sob custódia de investimentos.

Hoje, sua maior motivação é mostrar a todos os colaboradores que não há limites para quem realmente sonha grande, tem os pés no chão e dá um passo de cada vez.

Durante a de uma hora em que respondeu a perguntas do jornalista Mauro Moraes, Benchimol destacou alguns dos fatores que fizeram a XP crescer, revelou novidades que a empresa está preparando e demonstrou confiante na retomada do crescimento econômico brasileiro.

Para crescer, segundo ele, é preciso acreditar no que se busca, dividir sonhos com outras pessoas, ter humildade e foco a longo prazo. “Na XP, temos três valores: sonhar grande, ter mente aberta e espírito empreendedor”, disse.

Para Benchimol, projeto impossível não existe, mas é preciso unir-se a pessoas que têm os mesmos sonham e não ter medo de errar, mas continuamente corrigir as falhas.

Para ele, também, a flexibilidade e a capacidade de adaptar-se às características importantes para as empresas em geral, assim como uma estrutura que favoreça a rapidez de ação. “Empresas em geral têm estruturas verticais. Nós, desde o início, apostam um uma estrutura horizontal e pequenos times de 10 a 20 colaboradores com plena autonomia e metas a alcançar. As pessoas são empoderadas para agir e buscar os melhores resultados”, explica.

Em vez de executivos, a XP tem cada vez mais sócios, uma política baseada na meritocracia e que permite que cada ser humano possa dar o seu melhor.

Cenário brasileiro

Benchimol prevê crescimento de 5% do PIB brasileiro em 2021 e um saldo de novos empregos que pode chegar a 3 milhões, mas os juros altos podem fazer com que o avanço seja menor do que o necessário. O fundador da XP Investimentos também acredita que as reformas necessárias (fiscal e administrativa) ficarão para 2023, quando a economia do país deve avançar apenas 2,5%. Para ele, o controle e a redução da inflação são essenciais para a retomado do crescimento econômico. “Inflação tira o poder de compra das famílias e atrasa a recuperação”, justifica.

Antes da pandemia, a sede da XP em São Paulo possuía área de 30 mil m², que foi reduzida. Cerca de 4 mil colaboradores foram colocados em home office e atualmente se mantém nesta condição. “Aprendemos a trabalhar de forma descentralizada e estamos construindo a Vila XP, em São Roque/SP, que terá hotel, restaurante centro esportivo. Lá, as pessoas que moram próximas a São Paulo irão uma vez por semana para trabalhar presencialmente e as que residem mais distante irão duas ou três vezes por mês. Trata-se de uma mudança de forma e cultura que vai nos permitir ainda mais do trabalho à distância”, afirma.

Em outro projeto, a empresa vai potencializar as atividades do Instituto XP. Cerca de R$ 300 milhões vão ser investidos em dez anos em cursos de educação financeira para pessoas de todo o país. “Vamos ensinar noções básicas de economia doméstica e outros conhecimentos a cerca de 50 milhões de pessoas, para que possam administrar melhor os seus recursos e obter conquistas, inclusive na área de investimentos”, finaliza.