Secretaria de Desenvolvimento Econômico e ACI traçam ações conjuntas

Por ACI: 25/04/2017

Novo Hamburgo/RS - Avaliar o andamento das ações e identificar novas oportunidades para empreender de forma conjunta. Foi com este objetivo que ocorreu na manhã de terça-feira (25), um encontro entre a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo e os representantes dos Comitês de Inovação e Tecnologia e o de Jovens Empreendedores e Governaça da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

“Muito positiva a reunião. Identificamos pontos de interesse de fortalecimento na área de inovação no município e a possibilidade de fomentar novas perspectivas que estão se abrindo com os recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento", avaliou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues.

“As empresas não devem esperar pelos entes públicos para desenvolver ações empreendedoras mas é fundamental entender que a articulação entre empresas, academia e setor público são fundamentais para a competitividade e o desenvolvimento econômico. Estamos nos movimentando para manter um diálogo frequente e pautas comuns em aberto para destravar o mercado, perceber sinergias e agilizar as ações de interesse empresarial, gerando empregos e renda”, assinala o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da ACI, Rodrigo de Castro.

Entre os pontos apresentados e debatidos estavam a criação de um ambiente de Coworking na ACI para estimular a geração de negócios e networking em uma proposta contemporânea, a pesquisa lançada pelo Comitê de Inovação e Tecnologia em outubro (durante a Mostratec) e realizada em parceria por empreendedores voluntários e colaboradores da Fundação Liberato, um breve histórico de estudantes da região que se notabilizaram recentemente no Brasil e exterior com empreendimentos inovadores, o trabalho de interiorização que a Endeavor está fazendo com a ACI para buscar cases de empreendedorismo e o Encontro de Jovens Empreendedores “Empreendedorismo que Transforma” que aconteceu na semana passada, na Feevale.

"Fomos muito bem recebidos e a secretária comentou que agora que a verba do BID está aprovada precisará do apoio das empresas para definir como melhor aplicar esses recursos de forma a criar o maior retorno possível para a cidade nos próximos anos, com ações claras e objetivas que possam causar grande impacto na região. Sugeriu a criação de um grupo de trabalho para discutir as alternativas e convidou a ACI e a Liberato para que os projetos sejam incubados no CIT (Centro de Inovação Tecnológica)", complementa Rodrigo Castro.

Além da secretária, participaram da reunião pela Pasta a chefe de gabinete, Ana Rita Steiner, a diretora de Empreendedorismo, Giane Brocco, e o diretor de Desenvolvimento, Rodrigo Costa Lima.

Pela ACI estavam também Miguel Vieira, vice-presidente de Jovens Empreendedores e Governança Corporativa, Roberta Greenfield, coordenadora do Comitê de Jovens Empreendedores, e Gabriel Augusto Grings, secretário-executivo. Ainda, participaram da reunião, Diogo de Souza e Milena Dalacorte, da Endeavor Brasil, e, Leo Weber, diretor Executivo da  Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

De Zotti - Assessoria de Imprensa, com informações da Imprensa da Prefeitura de Novo Hamburgo
Foto: Imprensa Prefeitura de Novo Hamburgo
Em 25/04/2017