Primeiras palestras do Projeto Consciência Tributária da ACI deste ano foram em Lomba Grande

Por ACI: 04/05/2018

Cidadania e questões fiscais são debatidos com os estudantes e devem atingir, neste ano, mais de 2.100 alunos

Novo Hamburgo/RS – O ciclo de palestras do projeto Consciência Tributária desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha chega à sua 14ª edição. Realizado através da vice-presidência de Serviços, promove diversas atividades de educação junto às escolas e às empresas, além de encaminhamento de pleitos aos órgãos governamentais. Escolas particulares e municipais de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha participam do projeto, totalizando mais de 2.100 estudantes.

Com o tema conscientização tributária, os alunos recebem um reforço de informações sobre cidadania e questões fiscais. As duas primeiras palestras aconteceram na sexta-feira (04), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, com alunos do 9º ano. Os encontros com os alunos são realizados por profissionais que estão aderidos ao projeto e palestram de forma voluntária. As palestras de sexta foram realizadas por Vivian Schell e César Weber. A próxima está agendada para terça-feira, em Estância Velha.

Confira a programação atualizada no decorrer dos próximos dias:

* 08/05 - Estância Velha - EMEF Ervino A. Ritter - 8h - palestrante Roberta Cassel Greenfield
 * 09/05 - Estância Velha - EMEF Anita Garibaldi - 8h - 8º e 9º anos - palestrante Cláudio Pozza
 * 09/05 - Estância Velha - EMEF Anita Garibaldi - 13h30min - 8º e 9º anos - palestrante César Weber
 * 14/05 - Estância Velha - EMEF Walter J. Bauermann - 19h - 8º e 9º anos - palestrante Cláudio Pozza
 * 15/05 - Novo Hamburgo - EMEF Francisco Xavier Kunst - 8h15min - 6º ano - palestrante  Marciano Buffon
 * 15/05 - Estância Velha - EMEF Otávio Rocha - 19h30min - EJA - palestrante Márcia Treis
 * 15/05 - Novo Hamburgo - EMEF. José de Anchieta - manhã  - 8º e 9º anos - palestrante Roberta Greenfield
 * 16/05 - Estância Velha - EMEF Selvino Ritter - 8h - 8º e 9º anos - palestrante Adauto Fröhlich
 * 16/05 - Novo Hamburgo - IENH - 8h10min - 9º ano ensino fundamental e 1º ano do ensino médio
 * 17/05 - Novo Hamburgo - IENH - 16h20min - 7º e 8º anos
 * 17/05 - Novo Hamburgo - IENH - 17h10min - 1º e 2º ensino médio
 * 18/05 - Novo Hamburgo - Escola de Aplicação Feevale - 11h - 8º ano - palestrante André Arrué
 * 18/05 - Estância Velha - EMEF Candido Rondon - 8h - 8º e 9º anos - palestrante Vivian Schell
 * 18/05 - Estância Velha - EMEF Germano Dauernheimer - 10h - 8º e 9º anos - palestrante Danile Kehl Trierweiler
 * 18/05 - Estância Velha - EMEF Germano Dauernheimer - 13h30min -  8º e 9º anos - palestrante Cláudio Pozza
 * 23/05 - Novo Hamburgo - Colégio Sinodal da Paz - manhã - 8º ano - palestrante Roberta Cassel Greenfield
 * 23/05 - Novo Hamburgo - Colégio Sinodal da Paz - tarde - 8º ano - palestrante André Arrué
 * 23/05 - Estância Velha - EMEF Otávio Rocha - 8h - 8º e 9º anos
 * 23/05 - Estância Velha - EMEF Otávio Rocha - 13h30min - 8º e 9º anos - palestrante César Weber
 * 25/05 - Campo Bom - CEI - 8h - 9º ano - palestrante Marco Kirch
 * 25/05 - Campo Bom - CEI - 10h - 9º ano - palestrante Marco Kirch
 * 28/05 - Novo Hamburgo - EMEF Pres Getúlio Vargas - 8h -  8º e 9º anos - palestrante Vivian Schell

DIAS TRABALHADOS - O brasileiro trabalha, em média, aproximadamente 153 dias só para pagar impostos. De acordo com o Impostômetro instalado junto à Associação Comercial de São Paulo, no dia 14 de abril o total de tributos pagos pelos contribuintes brasileiros somou R$ 700 bilhões. O valor foi apontado com nove dias de antecedência em relação ao ano passado, indicando que os cofres públicos estão arrecadando mais em 2018. O Impostômetro foi implantado em 2005 para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade.

"O que se debate, no nosso País, e em especial com os estudantes, é a qualidade da contrapartida dos valores bilionários que pagamos em todas as esferas, municipal, estadual e federal. Por isto atuamos de forma constante e contínua, para que todos os brasileiros estejam conscientes do quanto pagamos para termos este retorno desejável para o bem-estar da população", destaca a vice-presidente de Serviços da ACI, Jéssica Benetti de Oliveira.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 04/05/2018