Prefeita chama entidades para construir Pacto pelo Futuro de Novo Hamburgo

Por ACI: 13/05/2020

Novo Hamburgo/RS - A Prefeitura de Novo Hamburgo está intensificando o diálogo com a classe empresarial. Na tarde de terça-feira (12), a prefeita Fátima Daudt reuniu representantes de entidades para dar início à construção conjunta do programa Pacto pelo Futuro de Novo Hamburgo, que também irá incluir o Sebrae. A proposta é discutir e definir ações de prevenção ao contágio pelo coronavírus para uma retomada gradual da economia no município, com muita responsabilidade e tendo como base a valorização da vida, com foco na capacidade de atendimento local da estrutura de saúde para a pandemia.

A prefeita abriu o encontro destacando a importância da união. “Precisamos trabalhar juntos, dividir responsabilidades, para sairmos juntos desta pandemia”, destacou. A seguir, Fátima apresentou aos empresários a tecnologia utilizada no acompanhamento dos casos. O sistema, ambientado na ferramente ArcGis, reúne informações detalhadas de cada caso confirmado de Covid-19 em Novo Hamburgo. Ele ainda conta com informações demográficas e geográficas, que permitem analisar o comportamento e a evolução do coronavírus em todas as partes da cidade.

“Estamos incluindo também informações das pessoas que apresentaram sintomas e foram para isolamento domiciliar após atendimento no Centro de Triagem, o que torna o sistema ainda mais completo”, contou Fátima, acrescentando que o trabalho da Prefeitura está alicerçado em cinco princípios: gestão baseada em evidências; busca constante pelo equilíbrio; transparência dos atos e decisões; co-responsabilidade; e engajamento.

A prefeita lembrou que Novo Hamburgo foi a primeira cidade do Estado a capacitar sua equipe de saúde para a Covid-19 e a visitar restaurantes e hoteis para alertá-los contra o coronavírus. “Também fomos a primeira cidade do Estado a implantar um Centro de Triagem. Enfim, estamos fazendo de tudo para mantermos achatada a curva de contágio. Mas não será possível vercer esta pandemia sem a participação de todos”, frisou.

Os representantes empresariais aprovaram a iniciativa e se colocaram como parceiros na proposta. Agora, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, fará  contato com o Sebrae para que a entidade estude alternativas e ações aos vários setores da economia hamburguense, incluindo indústria, comércio, serviços e microempreendores, tendo como base a pandemia. Um novo encontro será marcado com as entidades para a apresentação destas alternativas e a definição de ações práticas.
 Para Fátima Daudt, a adesão das entidades foi muito positiva. “Estou muito feliz, pois os empresários se mostraram tão comprometidos quanto a Administração Municipal com este modelo de retomada gradual da economia, com foco na saúde e no comportamento da pandemia”, concluiu. A prefeita pediu que entidades cuja área de atuação vai além do município compartilhem a proposta com seus associados hamburguenses.

AS ENTIDADES
“Queria dizer que tenho contato com várias cidades e que a situação em Novo Hamburgo está muito bem. Parabéns por tudo o que está sendo feito aqui. O caminho é este”, disse Manuel Suárez, vice-presidente da Fecomércio. Jorge Stoffel, presidente da CDL, destacou o drama dos comerciantes. “A situação está muito difícil”, comentou. Já Milton Killing, presidente da Assintecal, enfatizou o papel das empresas no controle do coronavírus. “Quanto mais próximo o trabalhador tiver da empresa, melhor. Achei muito boa esta iniciativa. Será modelo para outras cidades”, avaliou. “Nenhuma indústria quer que seu funcionário adoeça ou que o comércio não possa vender. Somos parceiros neste pacto”, disse Haroldo Ferreira, presidente da Abicalçados. “Comparando a situação de Novo Hamburgo com o Estado, País ou mesmo países como Suíça, se percebe o cuidado e trabalho realizado em Novo Hamburgo. O município está de parabéns”, destacou Marco Kirsch, diretor da ACI-NH/CB/EV.  “O empresário precisa muito de previsibilidade. É muito válida esta inciativa”, completou Marlos Schmidt, vice-presidente da Abrameq.

Fátima Daudt reforçou sua convicção de que somente com a união de todos é que será possível manter achatada esta curva de contágio, dando as condições necessárias para o sistema de saúde absorver a demanda por atendimento de casos, sobretudo na UTI. E é também com a curva achatada que será possível retomar gradualmente todas as atividades econômicas.

Além da prefeita Fátima Daudt, participaram da reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa Rodrigues; Márcio Luders, assessor jurídico especial,e Cácio Bortolini, assessor especial de Gabinete. Participaram do encontro os representantes das seguintes entidades:
Milton Killing, presidente da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos)
Marco Kirsch, diretor da ACI-NH/CB/EV (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha)
Haroldo Ferreira, presidente da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados)
Jorge Stoffel, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas)
Remi Scheffler, presidente do Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo)
Manuel Suárez, vice-presidente de Turismo de Hospitalidade da Fecomércio-RS
Marlos Schmidt, vice-presidente da Abrameq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins)

Fonte: Comunicação da PMNH
Fotos: Lu Freitas/PMNH